As juventudes do Grande Bom Jardim e a territorialidade: uma revisão narrativa

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i39.57720%20
  • Kaio Eduardo Silva Lima
    Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil e Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde
  • Luciana Martins Quixadá
    Universidade Estadual do Ceará, Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil

Resumo

O Grande Bom Jardim é uma área da periferia da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, que possui um contexto de violência e extermínio da juventude residente nessa localidade. Diante disso, o objetivo deste consiste em mapear o conhecimento produzido na literatura sobre as juventudes do Grande Bom Jardim, a fim de identificar como elas são afetadas pela violência armada. Utilizamos uma abordagem qualitativa e, como método de pesquisa, a revisão narrativa. Os resultados da pesquisa foram divididos em duas categorias analíticas: a primeira intitulada “A política de morte das juventudes do GBJ” e a segunda “As facções criminosas e as juventudes do GBJ”. Realizamos as análises dos resultados à luz de autores como Foucault e Mbembe. Os estudos analisados possuem um caráter qualitativo, apresentam recortes da realidade da localidade do Grande Bom Jardim e lançam luz aos desafios de ser jovem nessa realidade. Como lacunas no conhecimento, identificamos a necessidade de novos estudos retratando as potencialidades dessa comunidade.

  • juventudes
  • violência armada
  • necropolítica
  • saúde
  • educação

Resumen

El Grande Bom Jardim es una zona en la periferia de la ciudad de Fortaleza-CE que tiene un contexto de violencia y exterminio de jóvenes residentes en esta localidad. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue mapear el conocimiento producido en la literatura sobre los jóvenes del Grande Bom Jardim para identificar cómo son afectados por la violencia armada. Se utilizó un enfoque cualitativo y, como método de investigación, la revisión narrativa. Los resultados de la investigación se dividieron en dos categorías analíticas: la primera, titulada “La política de muerte de los jóvenes del GBJ”, y la segunda, “Facciones criminales y jóvenes del GBJ”. Analizamos los resultados a la luz de autores como Foucault y Mbembe. Los estudios analizados tienen un carácter cualitativo, presentan extractos de la realidad del lugar Grande Bom Jardim y lanzan luz sobre los desafíos de ser joven en esta realidad. Como lagunas de conocimiento, identificamos la necesidad de nuevos estudios que retraten el potencial de esta comunidad.

  • juventud
  • violencia armada
  • necropolítica
  • salud
  • educación.

Abstract

Grande Bom Jardim is an area on the outskirts of the city of Fortaleza-CE that has a context of violence and extermination of the youth residing in this locality. Given this, the objective of this study was to map the knowledge produced in the literature about the youths of Grande Bom Jardim in order to identify how they are affected by armed violence. We used a qualitative approach, and the narrative review as a research method.The research results were divided into two analytical categories: the first, titled “The Death Policy of GBJ Youths”, and the second, “Criminal Factions and the Youths of GBJ”. We carried out the analyses of the results in light of authors such as Foucault and Mbembe . The studies analyzed have a qualitative character, present cutouts of the reality of the Grande Bom Jardim locality, and shed light on the challenges of being young in this reality. As gaps in knowledge, we identified the need for new studies portraying the potentialities of this community.

  • youth
  • armed violence
  • necropolitics
  • health
  • education

Data de recebimento: 31/03/2023

Data de aprovação: 15/02/2024

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  • Kaio Eduardo Silva Lima

    Professor de Educação Física da Secretária de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Brasil. Pós-Graduado em Gestão Escolar e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

  • Luciana Martins Quixadá

    Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil, e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UECE), Brasil. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará.