Narrativas em saúde: com a palavra, o irmão da pessoa com deficiência

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.43109
  • Sumaia Midlej Pimentel Sá
    Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, Bahia, Brasil.
  • Elaine Pedreira Rabinovich

Resumo

Objetivou-se compreender como episódios da vida de irmãos de pessoas com deficiência podem influenciar na relação fraterna e na repercussão dessa convivência no comportamento atual dos irmãos. O irmão da pessoa com deficiência pode vivenciar ciúmes, tristeza, isolamento e também maturidade, amadurecimento e altruísmo. A resposta à ocorrência da deficiência na família dependerá do temperamento de cada um, da idade, da proximidade entre os irmãos e das suas experiências de vida. O estudo foi qualitativo do tipo narrativa de vida. Participaram oito irmãos de pessoas com deficiência, com idade entre 19 e 29 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico sobre o informante, irmão com deficiência e pais, seguido de uma entrevista narrativa. Resultados indicaram que a convivência com o irmão com deficiência traz para seu irmão maior amadurecimento, autonomia e fraternidade. Ressalta-se que a relação fraterna, quando da presença de uma pessoa com deficiência, gera amadurecimento decorrente de situações enfrentadas pelos irmãos e pela família.

• brincadeira
  • relações fraternas
  • família
  • deficiência
  • irmãos

Resumen

El objetivo de la investigación fue comprender cómo episodios en la vida de los hermanos de personas con discapacidad pueden influir en la relación fraterna y las repercusiones que essa convivência tiene em comportamiento actual de los hermanos. El hermano de la persona discapacitada puede experimentar celos, tristeza, aislamiento y también, madurez y altruismo. La respuesta a la discapacidad de un miembro en la familia dependerá del carácter, la edad y la proximidad entre los hermanos y sus vivencias. El estudio fue cualitativo. Participaron ocho hermanos de personas con discapacidad, con edades entre 19 y 29 años. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico sobre el partícipe, el hermano discapacitado y sus padres, seguido de una entrevista narrativa. Los resultados indicaron que convivir con un hermano discapacitado aporta mayor madurez, autonomía y fraternidad. Es de destacar que la relación fraterna, ante la presencia de una persona con discapacidad, genera madurez por el tipo de situaciones a las que se enfrentan los hermanos y la familia.

• relaciones fraternales
  • familia
  • discapacidad
  • hermanos

Abstract

This research intended to understand how life episodes of disabled person’s siblings may influence the fraternal relationship and its repercussion on siblings' current behavior. The disabled person's sibling may experience jealousy, sadness, isolation but also maturity and altruism. The response to the occurrence of disability in the family will depend on each person's temperament, age, proximity between the siblings and their life experiences. The study was a qualitative one based on life narratives. Eight middle-high socio-economic-cultural class siblings of people with disabilities, aged between 19 and 29 years, participated. A sociodemographic survey was used about the informant profile, parents and disabled sibling, followed by a narrative interview. The results indicated that living with the disabled sibling brings greater maturity, autonomy and fraternity to brother/sister. It is noteworthy that the fraternal relationships when there is a person with a disability generates ripening due to situations the whole family has to face.

• fraternal relations
  • family
  • deficiency
  • siblings

Data de recebimento: 13/04/2021

Data de aprovação: 02/02/2022

Baixar PDF
do artigo completo
  • Sumaia Midlej Pimentel Sá

Fisioterapeuta. Mestra e Doutora pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Brasil. Professora do Programa de Pós- Graduação em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil.

• Elaine Pedreira Rabinovich

Psicóloga. Doutora e Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professora Adjunta do Programa de Pósgraduação em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil.