Resumo
Este trabalho se insere nos debates antropológicos sobre a relação entre as articulações identitárias no âmbito étnico-nacional e os estudos de juventudes em pesquisas do campo dos estudos migratórios. O objetivo deste trabalho é analisar os processos de identificação de jovens de famílias de origem boliviana que frequentam escolas de nível médio na cidade de Córdoba (Argentina). Este artigo recolhe resultados de uma investigação etnográfica de doutorado com trabalho de campo em contextos escolares, familiares e comunitários entre 2017-2019, tendo em conta aspectos biográficos (experiências de discriminação vividas, trajetórias migratórias, local de nascimento, entre outros) e as dinâmicas de sociabilidade escolares e comunitárias. Dentre as principais descobertas, destacam-se as dinâmicas mais ativas de desidentificação entre os jovens dos anos iniciais em comparação com os estudantes das séries superiores, os quais participam de outros espaços de sociabilidade juvenil, de onde reivindicam a bolivianidade.
Resumen
Este trabajo se inscribe en los debates antropológicos sobre la relación entre articulaciones identitarias en clave étnico-nacional y los estudios de juventudes en investigaciones del campo de estudios migratorios. El objetivo es analizar los procesos de identificación de jóvenes que forman parte de familias de origen boliviano que asisten a escuelas de nivel medio en la ciudad de Córdoba (Argentina). El escrito recoge resultados de una investigación doctoral etnográfica con trabajo de campo en contextos escolares, familiares y comunitarios entre 2017-2019, atendiendo a aspectos biográficos (experiencias de discriminación vividas, trayectorias migratorias, lugar de nacimiento, entre otras) y a las dinámicas de sociabilidad escolares y comunitarias. Entre los principales hallazgos se destacan las dinámicas más activas por desmarcarse entre jóvenes de los primeros años, respecto de estudiantes de cursos superiores que participan de otros espacios de sociabilidad juvenil, desde donde reivindican lo boliviano.
Abstract
This work is part of the anthropological debates on the relationship between identity articulations in an ethnic-national key and youth studies in the field of migration studies. The objective of this work is to analyze the ways in which young people from families of Bolivian origin who attend secondary schools in the city of Córdoba (Argentina) identify. This document collects results of an ethnographic doctoral research with field work in school, family and community contexts between 2017-2019, taking into account biographical aspects (experiences of discrimination lived, migratory trajectories, place of birth, among others) and the dynamics of school and community sociability. Among the main findings, the most notable dynamics involve young people in their early years actively attempting to unmark themselves; with respect to students from higher grades who participate in other spaces of youth sociability, from where they claim Bolivianness.
Data de recebimento: 13/10/2023
Data de aprovação: 28/04/2024
do artigo completo