Celulares, perfis e a dimensão online da existência: uma etnografia sobre as experiências sexuais de jovens de uma escola pública do Recife

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.47073
  • Tacinara Nogueira de Queiroz
    Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Faculdade de Ciências Humanas, Campo Grande, Brasil
  • Luís Felipe Rios
    Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Recife, Brasil

Resumo

O artigo reflete sobre as experiências sexuais de jovens de uma escola do Recife (PE), considerando a agência das novas tecnologias da informação e comunicação. É um ensaio etnográfico realizado por meio de observação participante na escola, nas redes sociais na internet e através de rodas de conversa. O smartphone e as redes sociais online são importantes agentes na construção de significados e práticas sexuais. Seguidores/as, crushes, namorados/as, ficantes e assediadores são personagens de roteiros eróticos que povoam interações afetivosexuais nos perfis do Facebook e Instagram. Os perfis são expressões online do si mesmo e são produzidos cuidadosamente, de modo a receber curtidas e comentários, expressões de que se é desejado/a. Curtidas, conversas e afinidades são elementos importantes para a emergência do sexo a distância online, que vai ocorrer no privado das redes, em especial no Messenger e no WhatsApp.

• sexualidade
  • ciberespaço
  • juventude
  • celular

Resumen

El artículo reflexiona sobre las vivencias sexuales de los jóvenes en una escuela de Recife (PE), considerando la agencia de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación. Es un ensayo etnográfico realizado a través de la observación participante en la escuela y en las redes sociales en internet, y también a través de círculos de conversación. El smartphone y las redes sociales online son agentes importantes en la construcción de significados y prácticas sexuales. Seguidores, enamoramientos, novios, prostitutas y acosadores son personajes de guiones eróticos que pueblan las interacciones afectivo-sexuales en los perfiles de Facebook e Instagram. Los perfiles son expresiones en línea de uno mismo y están cuidadosamente elaborados para recibir me gusta y comentarios, expresiones de lo que se desea. Los gustos, las conversaciones y las afinidades son elementos importantes para el surgimiento del sexo a distancia en línea, que tendrá lugar en redes privadas, especialmente en Messenger y WhatsApp.

• sexualidad
  • ciberespacio
  • juventud
  • celular

Abstract

The article reflects on the sexual experiences of young people from a school in Recife (PE), considering the agency of new information and communication technologies. It is an ethnographic essay carried out through participant observation at school and on social networks on the internet, and also through conversation circles. The smartphone and online social networks are important agents in the construction of meaning and sexual practices. Followers, crushes, boyfriends/girlfriends, hang outs and harassers are characters from erotic scripts that populate affective-sexual interactions on Facebook and Instagram profiles. Profiles are online expressions of the self and are created carefully, in order to get likes and comments, expressions that one is desired. Likes, conversations and common interests are important elements for the emergence of online distance sex, witch would take place in private networks, especially in Messenger and WhatsApp.

• sexuality
  • cyberspace
  • youth
  • cell phone

Fecha de recepción: 15/10/2021

Fecha de aprobación: 17/06/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Tacinara Nogueira de Queiroz

Professora Adjunta A da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Possui experiência na área da Psicologia Clínica, Processos Psicossociais e Saúde, pesquisando temas como Infância, Juventude, Sexualidade, Subjetividade e Tecnologias da Informação e Comunicação.

• Luís Felipe Rios

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, onde coordena o Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (LabEshu). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.