Disparadas juvenis: a experiência cearense da Escola Alan Pinho Tabosa com juventude negra, pobre, escolarizada e comprometida

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53511
  • Talita Feitosa de Moisés Queiroz
    Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Verônica Salgueiro do Nascimento
    Universidade Federal do Ceará, Departamento de Estudos Interdisciplinares, Fortaleza, Ceará, Brasil

Resumo

Frente aos desafios de sobrevivência de juventudes negras, femininas e periféricas, a escola passou a ocupar papel decisivo para esses jovens. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, constituída pela ação de jovens do Movimento Prece, jovens da Universidade Federal do Ceará e jovens da rede pública de educação cearense. Adotou-se uma abordagem qualitativa e participativa. Para coleta dos dados foram feitas duas entrevistas com professores, aplicação de 160 questionários com estudantes egressos e três grupos de discussão. Utilizou-se a triangulação de métodos para análise dos dados. Como resultado identificou-se a importância da construção do ciclo de ingresso, permanência e retorno do ensino superior dessa juventude sobrevivente, tecendo uma rede de proteção em contexto de violação de direitos, possibilitando a ocupação de espaços que ocasionam transformação social.

  • juventudes
  • escola pública
  • aprendizagem cooperativa e solidária
  • compromisso social

Resumen

Ante los desafíos de sobrevivencia de la juventud negra, femenina y periférica, la escuela pasó a jugar un papel decisivo en el camino posible de estos jóvenes. El presente trabajo tiene como objetivo presentar la experiencia de la Escuela Estatal de Educación Profesional Alan Pinho Tabosa, constituida por la acción de jóvenes del Movimiento Prece, jóvenes de la Universidade Federal de Ceará y jóvenes de la red de educación pública de Ceará. Se adoptó un enfoque cualitativo y participativo. Para la recolección de datos, se realizaron dos entrevistas a profesores, aplicación de 160 cuestionarios a estudiantes de graduación y tres grupos de discusión. Se utilizó la triangulación de métodos para el análisis de datos. Como resultado se identificó la importancia de construir el ciclo de ingreso, permanencia y retorno a la educación superior de estos jóvenes sobrevivientes, tejiendo una red de protección en el contexto de vulneración de derechos, posibilitando la ocupación de espacios que provoquen transformación social.

  • juventud
  • escuela pública
  • aprendizaje cooperativo y solidario
  • compromiso social

Abstract

Faced with the challenges of survival of black, female and peripheral youth, the school started to play a decisive role in the possible path for these young people. The present work aims to present the experience of the Alan Pinho Tabosa State School of Vocational Education, constituted by the action of young people from the Prece Movement, young people from the Universidade Federal do Ceará and young people from the public education network in Ceará. A qualitative and participatory approach was adopted. For data collection, two interviews were carried out with professors, application of 160 questionnaires with graduating students and three discussion groups. Triangulation of methods was used for data analysis. As a result, the importance of building the cycle of entry, permanence and return of higher education for these surviving youth was identified, weaving a protection network in the context of violation of rights, enabling the occupation of spaces that cause social transformation.

  • youth
  • public school
  • cooperative and solidarity learning
  • social commitment

Fecha de recepción: 16/07/2022

Fecha de aprobación: 20/11/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Talita Feitosa de Moisés Queiroz

    Psicóloga, Mestra em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Membro Associada do Instituto Coração de Estudante e Movimento Prece (Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas).

  • Verônica Salgueiro do Nascimento

    Psicóloga, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).