Educação emancipatória, juventude e reforma do ensino médio

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52601
Entrevista com
  • Maria Luiza Süssekind Verissimo
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio, Departamento de Didática, Rio de Janeiro, Brasil

Realizada por
Fabio de Barros Pereira
Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

A entrevista traz à discussão aspectos importantes da atual reforma do ensino médio e como ela impacta a juventude brasileira. Indica-se uma mudança de perspectiva nos processos democráticos de construção de políticas educacionais que atinge, na verdade, todos os segmentos da educação. Aborda-se a questão acerca dos projetos de nação propostos e pensados por especialistas oriundos de grupos empresariais que tomaram lugar e espaço desde 2016 em detrimento de projetos construídos em articulação com a sociedade e suas instancias consultivas. Apresenta-se um breve histórico sobre a produção da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, seus desvios e meandros, bem como é abordado temas relevantes como gênero, racismo, movimentos sociais e os desafios da socioeducação.

  • democracia
  • reforma do ensino médio
  • educação
  • juventude
  • BNCC

Resumen

La entrevista trae a discusión aspectos importantes de la actual reforma de enseñanza secundaria y cómo impacta en la juventud brasileña. Se indica un cambio en la perspectiva en los procesos democráticos de construcción de políticas educativas que afecta, en verdad, a todos los segmentos de la educación. Se aborda la cuestión acerca de los proyectos de nación propuestos y pensador por especialistas oriundos de grupos empresariales que ganaron espacio desde 2016 en detrimento de proyectos construidos en articulación con la sociedad y sus iniciativas consultivas. Se presenta un breve historial sobre la producción de la Base Nacional Comum Curricular, la BNCC, sus desvíos y complejidades, así como son abordados temas relevantes como género, racismo, movimientos sociales y desafíos de la socioeducación.

  • democracia
  • reforma de la enseñanza secundaria
  • educación
  • juventud
  • BNCC

Abstract

This interview brings forth the discussion of important aspects of the current reforms in secondary education curriculums and how this affects Brazilian youth. A change in perspective on the democratic processes of construction for educational policies is indicated, which, in truth, affects all levels of Education. The interview also approaches the question of national projects proposed and designed by specialists from corporate groups that have been gaining public space and attention since 2016 in detriment of national projects constructed in articulation with society and its advisory bodies. A brief history on the construction of the Base Nacional Comum Curricular (Common National Curriculum Base), the BNCC, is presented, as well as its variances and intricacies. Relevant themes such as gender, racism, social movements and the challenges of Correctional Education are also discussed.

  • democracy
  • secondary education reform
  • education
  • youth
  • BNCC

Fecha de recepción: 01/04/2022

Fecha de aprobación: 09/05/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Maria Luiza Süssekind Verissimo

    Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Pesquisadora bolsista de produtividade pelo CNPq. Vicepresidente Sudeste da Nacional da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, atuando na diretoria e representação do Grupo de trabalho em Currículo desde 2013. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGEdu/UNIRIO, Brasil.

  • Fabio de Barros Pereira

    Professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro desde 2005 e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Brasil, desde 2021. Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil. Atualmente é professor de uma unidade escolar vinculada ao DEGASE – Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Rio de Janeiro, Brasil.