Empreendendo o projeto gravidez: gestação (ou gestão) de uma nova vida?

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.53425
  • Bianca Leite Dramali
    Escola Superior de Propaganda e Marketing, Curso de Comunicação e Publicidade, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Este artigo representa uma parte das descobertas da minha pesquisa de doutorado acerca da relação entre gravidez e consumo. O que apresento aqui tem por objetivo discutir o imperativo da visibilidade como condição de existência na contemporaneidade. Em junção com o imperativo da performance e da lógica empreendedora que atravessa a nossa existência, presenciamos o que chamei de gravidez-ostentação. Uma nova forma de gestar, de ser e estar no mundo, que se reflete na vida dos bebês desde a sua vida intrauterina. Nesse contexto, as gestações imbricadas pelo consumo fazem com que os bebês nasçam mesmo antes de seus partos. Os bebês existem como imagens, mediados também por objetos e midiatizados em suas vidas intrauterinas. Às gestantes caberia cuidar do projeto de uma nova vida, empreendendo todos os esforços para que os resultados sejam bem-sucedidos, como preconiza a pedagogia contemporânea da gravidez.

  • consumo
  • gravidez
  • bebê
  • performance
  • estetização

Resumen

Este artículo representa una parte de los hallazgos de mi investigación doctoral sobre la relación entre embarazo y consumo. Lo que aquí presento tiene como objetivo discutir el imperativo de la visibilidad como condición de existencia en la contemporaneidad. En conjunción con el imperativo del desempeño y la lógica empresarial que impregna nuestra existencia, asistimos a lo que denominé embarazo-ostentación. Una nueva forma de gestionar, de estar y estar en el mundo, que se refleja en la vida de los bebés desde su vida intrauterina. En este contexto, los embarazos imbricados por el consumo, hacen que los bebés nazcan incluso antes del parto. Los bebés existen como imágenes, también mediados por objetos y mediados en sus vidas intrauterinas. Las mujeres embarazadas serían las encargadas de cuidar el proyecto de una nueva vida, esforzándose al máximo para que los resultados sean exitosos, como recomienda la pedagogía contemporánea del embarazo.

  • consumo
  • el embarazo
  • bebé
  • rendimiento
  • estetización

Abstract

This article represents a part of the findings of my doctoral research on the relationship between pregnancy and consumption. What I present here aims to discuss the imperative of visibility as a condition of existence in contemporary times. In conjunction with the imperative of performance and the entrepreneurial logic that permeates our existence, we witness what I called pregnancy-ostentation. A new way of managing, being and being in the world, which is reflected in the lives of babies since their intrauterine life. In this context, pregnancies imbricated by consumption, cause babies to be born even before delivery. Babies exist as images, also mediated by objects and mediated in their intrauterine lives. Pregnant women would be responsible for taking care of the project of a new life, making every effort to ensure that the results are successful, as recommended by the contemporary pedagogy of pregnancy.

  • consumption
  • pregnancy
  • baby
  • performance
  • aestheticization

Fecha de recepción: 28/02/2022

Fecha de aprobación: 02/08/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Bianca Leite Dramali

    Publicitária graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Doutora e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. Pesquisadora do ReC (Grupo de Pesquisa Retórica do Consumo). Docente de graduação e pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), Brasil.