Resumo
O artigo objetiva discutir a contação de histórias como atividade de valorização cultural e de resistência em comunidades quilombolas no estado do Maranhão, Brasil, por se contrapor às formas de silenciamento cultural, opondo-se à homogeneização das culturas. Pesquisar a participação da infância no processo de construção dos saberes quilombolas é possibilitar a constituição de territórios, partindo da cultura infantil produzida no seio das transformações nos quilombos e em seu entorno. A metodologia utilizada, por meio da observação participante e rodas de contação de histórias com as crianças da comunidade de Ariquipá – MA, favoreceu a escuta das crianças e a participação ativa no processo de construção cultural do quilombo maranhense. Com os resultados desta pesquisa, pretende-se valorizar a atividade de contação de histórias, no âmbito do quilombo, como enaltecimento dos modos de vida cultural, considerando as crianças como participantes do processo de construção da história desses lugares e sujeitos produtores de cultura infantil.
Resumen
El artículo tiene como objetivo discutir la narración como una actividad de valorización cultural y resistencia en las comunidades quilombolas en el estado de Maranhão, Brasil, oponiéndose a las formas de silenciamiento cultural, oponiéndose a la homogeneización de las culturas. Investigar la participación de la infancia en el proceso de construcción del conocimiento quilombola es posibilitar la constitución de territorios, a partir de la cultura infantil producida dentro de las transformaciones en los quilombos y su entorno. La metodología utilizada, a través de la observación participante y las ruedas de cuentacuentos con los niños de la comunidad de Ariquipá – MA, favoreció la escucha de los niños y la participación activa en el proceso de construcción cultural del Quilombo Maranhense. Con los resultados de esta investigación, pretendemos valorar la actividad de contar cuentos, en el contexto del quilombo, como una forma de vida cultural mejorada, considerando a los niños como participantes en el proceso de construcción de la historia de estos lugares y sujetos productores de cultura infantil.
Abstract
The article aims to discuss the storytelling as an activity of cultural valorization and resistance in quilombola communities in the state of Maranhão, Brazil, by opposing the forms of cultural silencing, opposing the homogenization of cultures. To research the participation of childhood in the process of construction of quilombola knowledge is to enable the constitution of territories, starting from the child culture produced within the transformations in the quilombos and their surroundings. The methodology used, through participant observation and storytelling wheels with the children of the community of Ariquipá – MA, favored the listening of children and active participation in the process of cultural construction of the Quilombo Maranhense. With the results of this research, we intend to value the activity of storytelling, within the context of quilombo, as an enhanced cultural way of life, considering children as participants in the process of constructing the history of these places and subjects producing children's culture.
Fecha de recepción: 14/09/2021
Fecha de aprobación: 21/01/2022
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