Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá – MA

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46295
  • Raylina Maila Coelho Silva
    Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Hellen Silva Carneiro Ferreira
    Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Layna Kariny Freire Madeira
    Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil
  • Rosyane de Moraes Martins Dutra
    Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Educação I, São Luís, Maranhão, Brasil

Resumo

O artigo objetiva discutir a contação de histórias como atividade de valorização cultural e de resistência em comunidades quilombolas no estado do Maranhão, Brasil, por se contrapor às formas de silenciamento cultural, opondo-se à homogeneização das culturas. Pesquisar a participação da infância no processo de construção dos saberes quilombolas é possibilitar a constituição de territórios, partindo da cultura infantil produzida no seio das transformações nos quilombos e em seu entorno. A metodologia utilizada, por meio da observação participante e rodas de contação de histórias com as crianças da comunidade de Ariquipá – MA, favoreceu a escuta das crianças e a participação ativa no processo de construção cultural do quilombo maranhense. Com os resultados desta pesquisa, pretende-se valorizar a atividade de contação de histórias, no âmbito do quilombo, como enaltecimento dos modos de vida cultural, considerando as crianças como participantes do processo de construção da história desses lugares e sujeitos produtores de cultura infantil.

  • infância
  • quilombo
  • contação de histórias
  • Maranhão

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir la narración como una actividad de valorización cultural y resistencia en las comunidades quilombolas en el estado de Maranhão, Brasil, oponiéndose a las formas de silenciamiento cultural, oponiéndose a la homogeneización de las culturas. Investigar la participación de la infancia en el proceso de construcción del conocimiento quilombola es posibilitar la constitución de territorios, a partir de la cultura infantil producida dentro de las transformaciones en los quilombos y su entorno. La metodología utilizada, a través de la observación participante y las ruedas de cuentacuentos con los niños de la comunidad de Ariquipá – MA, favoreció la escucha de los niños y la participación activa en el proceso de construcción cultural del Quilombo Maranhense. Con los resultados de esta investigación, pretendemos valorar la actividad de contar cuentos, en el contexto del quilombo, como una forma de vida cultural mejorada, considerando a los niños como participantes en el proceso de construcción de la historia de estos lugares y sujetos productores de cultura infantil.

  • infancia
  • quilombo
  • narración
  • Maranhão

Abstract

The article aims to discuss the storytelling as an activity of cultural valorization and resistance in quilombola communities in the state of Maranhão, Brazil, by opposing the forms of cultural silencing, opposing the homogenization of cultures. To research the participation of childhood in the process of construction of quilombola knowledge is to enable the constitution of territories, starting from the child culture produced within the transformations in the quilombos and their surroundings. The methodology used, through participant observation and storytelling wheels with the children of the community of Ariquipá – MA, favored the listening of children and active participation in the process of cultural construction of the Quilombo Maranhense. With the results of this research, we intend to value the activity of storytelling, within the context of quilombo, as an enhanced cultural way of life, considering children as participants in the process of constructing the history of these places and subjects producing children's culture.

  • childhood
  • quilombo
  • storytelling
  • Maranhão

Fecha de recepción: 14/09/2021

Fecha de aprobación: 21/01/2022

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  • Raylina Maila Coelho Silva

    Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras (GEPIB) da UFMA.

  • Hellen Silva Carneiro Ferreira

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil. Professora da Rede Particular de Ensino de São Luís – MA, Brasil. Especialista em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras (GEPIB) da UFMA.

  • Layna Kariny Freire Madeira

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Professora da Educação Infantil – SEMED/São Luís – MA, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras (GEPIB) da UFMA.

  • Rosyane de Moraes Martins Dutra

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil. Professora do Departamento de Educação I/Curso de Pedagogia – Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras (GEPIB) da UFMA.