Óbito perinatal: refletindo sobre narratividade, o uso das redes sociais e a elaboração psíquica possível

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.50491
  • Helena Carneiro Aguiar
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

O óbito perinatal ocorre em um delicado momento existencial e exige um trabalho de elaboração psíquica bastante singular. A dificuldade da rede de apoio em reconhecer a dor dos pais, a virtualidade do objeto perdido e a ambivalência contida no bebê dificultam que a experiência vivida seja inscrita na cadeia de simbolizações, contribuindo para que o trabalho de luto perinatal seja potencialmente problemático e possa ser vivido como traumático. Apontamos nesse manuscrito que pode haver um trabalho de subjetivação que represente uma tentativa de ligação elaborativa através do uso criativo das redes sociais. A internet pode se apresentar como espaço potencial, tal qual definido por Winnicott, e se constituir como uma via promissora para expressão criativa diante do luto perinatal, em que os pais podem tanto narrar suas experiências (aproximando-as do mundo da linguagem e, portanto, aproximando-as de uma possível elaboração) quanto se sentirem pertencendo a um grupo com o qual podem se identificar. Palavras-chave: luto perinatal, espaço potencial, criatividade, redes sociais.

• luto perinatal
  • espaço potencial
  • criatividade
  • redes sociais

Resumen

La muerte perinatal se produce en un momento existencial delicado y requiere de un trabajo psíquico muy singular. La dificultad de la red de apoyo para reconocer el dolor de los padres, la virtualidad del objeto perdido y la ambivalencia contenida en el bebé dificultan que la experiencia vivida se inscriba en la cadena de simbolizaciones, contribuyendo para que el trabajo del duelo perinatal potencialmente problemático y puede ser vivido como traumático. Señalo en este manuscrito que puede haber un trabajo de subjetivación que represente un intento de conexión elaborativa a través del uso creativo de las redes sociales. Internet puede presentarse como un espacio potencial, tal como lo define Winnicott, y constituir una vía prometedora de expresión creativa frente al duelo perinatal, donde los padres pueden tanto narrar sus experiencias (acercándolos al mundo del lenguaje y, por tanto, acercándolos a una posible elaboración), así como el sentimiento de pertenencia a un grupo con el que se pueden identificar.

• duelo perinatal
  • espacio potencial
  • creatividad
  • redes sociales

Abstract

Perinatal death occurs at a delicate existential moment and requires a very unique psychic work. The lack of recognition from the supporting network on the parents’ pain, the virtuality of the lost object and the ambivalence contained in the baby makes it difficult for the lived experience represented by the chain of symbolizations, contributing to make the work of perinatal mourning potentially problematic and a traumatic experience. This manuscript indicates that there may be a subjective labor that represents an attempt to elaborate a connection through the creative use of social media. The internet can present itself as a potential space, as defined by Winnicott, and constitute a promising way for creative expression in the face of perinatal grief, where parents can both narrate their experiences (bringing them closer to the world of language and, therefore, bringing them closer to a possible elaboration), as well as a feeling of belonging to a group with which they can identify themselves.

• perinatal grief
  • potential space
  • creativity
  • social networks

Fecha de recepción: 28/02/2022

Fecha de aprobación: 08/07/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Helena Carneiro Aguiar

Mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. Membro do departamento de Psicologia da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira (gestão 2022-2023).