Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.49014
  • Patrícia Maria Uchôa Simões
    Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, Recife, Brasil

Resumo

O presente texto tem como objetivo trazer elementos para a discussão acerca dos bebês nas pesquisas e nas creches, analisando como a ciência moderna, em suas diversas áreas de conhecimento, tem perspectivado os bebês, além de discutir quais são suas implicações nas políticas e práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Assinala-se um movimento de constituição de um campo semântico que articula os bebês à ideia de indivíduo competente e sujeito de direito. Essa nova concepção impõe desafios aos profissionais e exige mudanças. A invisibilidade dos bebês é discutida considerando os diferentes atores políticos e econômicos e o contexto social e histórico do desenvolvimento da criança. Por fim, o texto propõe um olhar para os bebês como seres competentes nas instituições de Educação Infantil e como categoria analítica nos estudos das infâncias.

  • bebê
  • creche
  • educação infantil
  • institucionalização de bebês
  • direito à educação

Resumen

El presente texto tiene como objetivo aportar elementos a la discusión sobre los bebés en la investigación y las guarderías, analizando cómo la ciencia moderna, en sus diversas áreas de conocimiento, tiene una perspectiva sobre los bebés y analiza sus implicaciones para las políticas y prácticas pedagógicas en las instituciones educativas de primera infancia en Brasil. Existe un movimiento hacia la constitución de un campo semántico que articula a los bebés con la idea de individuo competente y sujeto de derechos. Este nuevo concepto plantea desafíos a los profesionales y requiere cambios. Se discute la invisibilidad de los bebés, considerando los diferentes actores políticos y económicos y el contexto social e histórico del desarrollo del niño. Finalmente, el texto propone una mirada a los bebés como seres competentes en las instituciones de Educación Infantil y como categoría analítica en los estudios de la infancia.

  • bebés
  • guardería
  • educación infantil
  • institucionalización de bebés
  • derecho a la educación

Abstract

The present text aims to bring elements to the discussion of babies in research and in day care centers, analyzing how modern science, in its various areas of knowledge, has considered babies and discussed their implications for pedagogical policies and practices in early childhood educational institutions in Brazil. There is a movement towards the constitution of a semantic field that articulates babies with the idea of a competent individual and subject of rights. This new concept poses challenges to professionals and requires changes. The invisibility of babies is discussed, considering the different political and economic actors and the social and historical context of the child’s development. Finally, the text proposes a look at babies as competent beings in Early Childhood Education institutions and as an analytical category in childhood studies.

  • babies
  • nursery
  • child education
  • institutionalization of babies
  • right to education

Fecha de recepción: 23/11/2021

Fecha de aprobación: 31/08/2022

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del artículo completo
  • Patrícia Maria Uchôa Simões

    Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil; Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Pesquisadora da FUNDAJ e docente do PPGECI/ Fundaj-UFRPE, Brasil.