Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46249
  • Aristeo Leite Filho
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
  • Lisandra Ogg Gomes
  • Rita Marisa Ribes Pereira

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.

• lúdico
  • cultura lúdica
  • formação de professores
  • infância
  • adultez

Resumen

El objetivo de este texto es analizar el concepto de lúdico y problematizar los significados de la cultura lúdica para la formación docente. Las reflexiones y cuestiones propuestas aquí son el resultado de nuestra experiencia docente compartida durante las clases en la disciplina El lúdico y la Educación Infantil en el curso de Pedagogía de una universidad pública del Estado del Rio de Janeiro. Inicialmente, presentaremos algunas perspectivas teóricas a respecto del lúdico y de la cultura lúdica, comprendidos como dimensión humana y constituyentes de la subjetividad. Posteriormente, problematizaremos sus posibilidades y límites en el contexto de las sociedades capitalistas, llamando la atención para sus atravesamientos a partir de las relaciones entre infancia y adultez. Por último, trataremos de la concepción de cultura lúdica en el contexto de la escuela, resaltando su relevancia en la formación docente y en el trabajo pedagógico con niños y niñas.

• lúdico
  • cultura lúdica
  • formación docente
  • infancia
  • adultez

Abstract

The aim of this article is to analyze the concept of play and to question the sense of play culture in teachers’ education. The reflections and questions proposed here are results of our teaching experiences shared in the class Play and Early Childhood in the Pedagogy course of a public university of the State Rio de Janeiro. First, we present some theoretical perspectives about play and play culture understood as a human dimension and constituents of subjectivity. Next, we question its possibilities and limits in a capitalist society context, emphasizing its connection to the relationships between childhood and adulthood. Finally, we deal with the concept of play culture in the school context, emphasizing its relevance in teacher training and in the pedagogical work with children.

• play
  • play culture
  • teacher training
  • childhood
  • adulthood

Fecha de recepción: 13/09/2021

Fecha de aprobación: 19/01/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Aristeo Leite Filho

Doutor em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. Professor adjunto da Faculdade de Educação/ Departamento de Estudos da Infância (DEDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.

• Lisandra Ogg Gomes

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Procientista UERJ/Faperj. Coordenadora das pesquisas: MCTIC/ CNPq/2018 e CAPES-Print/2022.

• Rita Marisa Ribes Pereira

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Procientista UERJ/Faperj. Pesquisadora do CNPq.