“Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!” relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46371
  • Patrícia Dias Prado
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, Brasil
  • Tatiana Renzo Fonseca
    Rede Municipal de Educação, Campinas, São Paulo, Brasil

Resumo

O artigo aborda as relações de idade e gênero entre crianças pequenas da Educação Infantil em diálogo com a cultura lúdica, preceituando que sejam oportunizadas e incentivadas manifestações lúdicas que, ensejadas por um protagonismo infantil, permitam a (re)elaboração de uma cultura lúdica enriquecida pelas diferenças etárias e de gênero entre as crianças, valendo-se da cultura lúdica para conhecer, construir, questionar, modificar e transgredir elementos culturais sociais existentes. Embasando-se nos Estudos Sociais da Infância, discutem-se idade e gênero enquanto categorias identitárias utilizadas para classificar, normatizar e colonizar crianças e adultas(os) na Educação Infantil. Analisa-se, fundamentado em pesquisa qualitativa caracterizada por um estudo de caso etnográfico, de que forma as relações entre crianças de diferentes idades e gêneros ultrapassam os modelos etapistas, idadistas e sexistas, revelando que tais diferenças diversificam suas relações e brincadeiras e que a experiência multietária caracteriza-se como prazerosa e propositiva na dinamização das suas produções culturais. Palavras-chave: Educação Infantil, idade e gênero, cultura lúdica, culturas infantis, decolonização.

  • educação infantil
  • idade e gênero
  • cultura lúdica
  • culturas infantis
  • decolonização

Resumen

El artículo discute las relaciones de edad y género entre los niños pequeños en Educación Infantil en diálogo con la cultura lúdica, siempre que se creen y fomenten manifestaciones lúdicas que, dada la oportunidad de un protagonismo infantil, permitan la (re) elaboración de una cultura lúdica enriquecida por las diferencias de edad y género entre los niños, haciendo uso de la cultura lúdica para conocer, construir, cuestionar, modificar y transgredir los elementos socioculturales existentes. Con base en los Estudios Sociales de la Infancia, la edad y el género se discuten como categorías de identidad utilizadas para clasificar, estandarizar y colonizar a niños y adultos en Educación Infantil. Basado en una investigación cualitativa caracterizada por un estudio de caso etnográfico, analiza cómo las relaciones entre niños de diferentes edades y géneros van más allá del escenario, la edad y los modelos sexistas, revelando que tales diferencias diversifican sus relaciones y juegos, y que la experiencia de múltiples edades se caracteriza por ser placentero y resolutivo en la dinamización de sus producciones culturales.

  • educación Infantil
  • edad y género
  • cultura lúdica
  • culturas infantiles
  • descolonización

Abstract

The article addresses the relationships of age and gender among young children in Kindergarten in dialogue with the playful culture, providing that playful manifestations are created and encouraged that, given the opportunity of a child protagonism, allow the (re)elaboration of a playful culture enriched by age and gender differences among children, making use of the playful culture to know, build, question, modify and transgress existing social cultural elements. Based on the Social Studies of Childhood, age and gender are discussed as identity categories used to classify, standardize and colonize children and adults in Early Childhood Education. Through a qualitative research characterized by an ethnographic case study, the article analyzes how relationships between children of different ages and genders go beyond the stage, age and sexist models, revealing that such differences diversify their relationships and games, and that multi-age experience is characterized as pleasurable and purposeful in the dynamization of their cultural productions.

  • early childhood education
  • age and gender
  • play culture
  • children’s cultures
  • decolonization

Fecha de recepción: 15/09/2021

Fecha de aprobación: 12/01/2022

Bajar PDF
del artículo completo
  • Patrícia Dias Prado

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Brasil. Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), Brasil. Pós-doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Primeira Infância: Linguagens e Culturas Infantis (CNPq).

  • Tatiana Renzo Fonseca

    Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Brasil. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE-UNICAMP), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa e Primeira Infância: Linguagens e Culturas Infantis. Professora da Educação Infantil, Prefeitura Municipal de Campinas/SP, Brasil.