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A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes

Considerações finais

Diante do exposto, é possível reafirmar que as oficinas deram oportunidade para a criação de um espaço de fala, escuta e troca construídos coletivamente, expandindo a reflexão sobre os modos singulares de pensar e agir, além de trabalhar emoções, sentimentos e questões intrínsecas ao desenvolvimento pessoal e identitário dos adolescentes. Consideramos, também, a importância de projetos que promovam uma transformação significativa na atuação das juventudes frente às adversidades, de maneira que os próprios participantes sintam e reconheçam as contribuições das temáticas ali trabalhadas.

Segundo Campos (2015), através da fala, o ser humano expressa sua maneira de perceber o outro, o mundo e a si próprio e, ao refletir sobre a angústia que o aflige e trazê-la à consciência, mostra suas vivências, memórias, distorções, autorreferências, dúvidas, medos e anseios. Sendo assim, as oficinas de vertente pedagógica e psicológica, a partir das demandas individuais e coletivas dos grupos, possibilitaram a ressignificação dos alunos, atribuindo sentido às próprias experiências e o crescimento nas diferentes esferas do seu desenvolver.

As oficinas se tornaram lugar do encontro, das trocas afetivas, e o contato com o outro permitiu transformação, manifestação e comunicação, o que corroborou, significativamente, com o seu desenvolvimento integral enquanto pessoas, cidadãos e cidadãs. Destaca-se, ainda, a importância de a escola acolher projetos como este, na medida em que o ambiente educativo se revela como fundamental para a construção das identidades, exercício da cidadania e de um pensar social através do convívio com o outro, das trocas afetivas e das decisões tomadas em conjunto.

Por fim, espera-se que este relato de experiência possa suscitar reflexões acerca das questões que envolvem a promoção da saúde e o bem-estar dos adolescentes na escola, na sociedade e nos diversos espaços que ocupam. Ademais, acredita-se que, a partir da relevância social do projeto-ação desenvolvido em uma escola do interior de São Paulo, seja possível inspirar novos estudos e intervenções referentes à temática das juventudes, expandindo essa proposta para novos campos de ação.

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Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência sobre um projeto de extensão composto por oficinas de vertente pedagógica e psicológica realizadas com 91 alunos/as matriculados/as no Ensino Médio de uma escola estadual, com idades entre 14 e 17 anos, no ano de 2019. O projeto buscou construir coletivamente recursos fundamentais para a proteção e a promoção da saúde mental e bem-estar dos jovens dentro e fora do ambiente escolar, através da troca de experiências que possibilitaram a participação ativa e o protagonismo dos adolescentes no enfrentamento das adversidades e desafios que atravessam seus cotidianos. A experiência procurou demonstrar a importância da implementação de projetos que viabilizem a expressão e a discussão acerca das realidades e relações que permeiam as vivências das juventudes, bem como promover um diálogo entre educação e saúde que oportunize a reflexão crítica a respeito da construção de um desenvolvimento juvenil integral e plural.

Palavras-chave: psicologia e educação, saúde e educação, adolescência e saúde, escola e saúde mental.

Resumen

La escuela como promotora de la salud mental y el bienestar de los jóvenes: talleres pedagógicos con adolescentes

El presente artículo trata de un relato de experiencia desarrollado en un proyecto de extensión universitaria. Compuesto por talleres pedagógicos y psicológicos realizado con 91 alumnos matriculados en el Bachillerato de una escuela pública, de entre 14 y 17 años, en el año 2019. El proyecto tuvo por objetivo construir colectivamente recursos fundamentales para la protección y promoción de la salud mental y el bienestar de los jóvenes, dentro y fuera de la escuela. El intercambio de experiencias posibilitó la participación activa y el protagonismo de los adolescentes en el enfrentamiento de la adversidades y desafíos que atraviesan su día a día. La experiencia intentó demostrar la importancia de implementar proyectos que permitan la expresión y discusión sobre las realidades y relaciones que hacen parte de la vida de los jóvenes, ademas de proporcionar un diálogo entre educación y salud que permita la reflexión crítica acerca de la construcción de un desarrollo juvenil integral y plural.

Palabras clave: psicología e educación, salud y educación, adolescencia y salud, escuela y salud mental.

Abstract

The school as a supporter of mental health and the well-being of the youth: pedagogical workshops with teenagers

This article comes to an experience report on an extension project composed of workshops with pedagogical and psychological aspects, carried out, in 2019, with 91 high-school students from a public school, ages from 14 to 17. The project aimed at collectively developing essential resources to promote mental health safety and the well-being of the students inside and outside scholar environment, by the means of exchanging experiences which resulted in the active participation and prominence from the teenagers in facing adversities and challenges on a daily basis. The experience meant to present the importance of implementing projects in which the youth can express themselves and discuss on the reality and relationships of their lives, as well as promoting a direct link between health and education in order to benefit critical reflection on making a plural and integral youthful growth.

Keywords: psychology and education, health and education, youth and health, school and mental health.

Data de recebimento/Fecha de recepción: 29/09/2020
Data de aprovação/Fecha de aprobación: 16/12/2020

Sonia Maria Ferreira Koehler soniakoehler@hotmail.com

Centro Terapêutico/Guaratinguetá-SP, Brasl. Professora Titular Aposentada do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Lorena, Brasil. Psicóloga e Pedagoga. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. IPUSP, Brasil (2003). Mestre em Psicologia da Educação. PUCSP, Brasil (1995).

Nathália Garcia Panacioni Gonzales nathaliaggonzales@hotmail.com

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL-Lorena), Brasil. Terceiranista do Curso de Formação em Psicologia - Bacharelado e Licenciatura. Bolsista BEXT-SAL, Programa de Bolsas de Extensão (BEXT-SAL 2019-2020). Integrante do Grupo de Estudos do Observatório de Violências nas Escolas, SP, Brasil.

Júlia Barbeito Marpica juliabarbeitomarpica@hotmail.com

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL-Lorena), Brasil. Terceiranista do Curso de Formação em Psicologia - Bacharelado e Licenciatura. Bolsista BEXT-SAL. Programa de Bolsas de Extensão (BEXT-SAL 2019-2020). Integrante do Grupo de Estudos do Observatório de Violências nas Escolas, SP, Brasil.