Temas em Destaque
-
Batalhas de rima de crianças da Favela da Maré: improviso, duelo e autoafirmação
Neste artigo, Adelaide Rezende de Souza, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, apresenta pesquisa realizada durante dez meses, através de visitas a uma turma com 30 crianças do terceiro ano, pertencentes a uma escola pública localizada em uma das comunidades do complexo de favelas da Maré, Rio de Janeiro, Brasil. Após os meses de observação percebeu a frequência com que algumas crianças costumavam rimar e suas maestrias durante a composição de seus versos. Com foco nos significados e repercussões nas interações e vínculos dessa turma, propôs organizar “batalhas de rima”. Através de registros fotográficos, áudio e vídeos, foram registrados os momentos dos duelos para posterior análise. Leia mais.
-
A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos surdo
Neste artigo, Maria Carmen Euler Torres, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, e professora de Psicologia e Educação do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES), busca identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, propõe olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos. Leia mais.
-
Jóvenes indígenas y educación superior en Argentina. Experiencias y desafíos del ingreso, la permanencia y la graduación universitaria
En este artículo, María Macarena Ossola, Doctora en Antropología Sociocultural de la Universidad de Buenos Aires (UBA), presenta los debates que se generan en torno del acceso, la permanencia y la graduación de los jóvenes indígenas en las universidades argentinas. En la introducción son descritos los contextos de diversidad cultural y desigualdad económica en los cuales los pueblos indígenas desarrollan sus trayectorias sociales y escolares. Posteriormente son presentadas las dificultades para el ingreso y los desafíos para la permanencia en la universidad, resaltando los mecanismos utilizados por las universidades para retener a los estudiantes indígenas y destacando la importancia de la participación en proyectos de extensión y transferencia. Posteriormente son abordados los desafíos asociados a la profesionalización y las tensiones en torno a los papeles de los intelectuales indígenas. Lea más.
-
Juventude em rede: os sentidos que os jovens atribuem ao político e à política brasileira
Neste artigo as pesquisadoras Elise do Socorro Gomes Barroso, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Brasil, Ana Paula Vieira e Souza, e Joana D’Arc de Vasconcelos Neves, ambas Doutoras em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil, buscaram identificar as representações sociais expressas através da rede social Facebook em relação ao momento político brasileiro, diante de um ano eleitoral (2018), com foco nos seguintes aspectos: o político; a política; o contexto político/social e a perspectiva futura política do Brasil. Com a análise dos dados levantados, verificou-se que os jovens pesquisados estão atentos às questões políticas e tudo o que acontece na sociedade e que afeta direta ou indiretamente cada um deles, demonstrando saber discernir o que é repassado pelos meios de comunicação. Leia mais.
-
Educación y comunicación del patrimonio. Una mirada al desarrollo del potencial creativo en la infancia
En este artículo los autores, Abel Ponce Delgado, Doctor en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid, España, y Karima Oliva, Doctora en Psicología por la Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil, presentan una investigación realizada con público infantil, que tuvo como foco el estudio del desarrollo del potencial creativo de los niños a partir de la particularidad del museo como espacio de transmisión del patrimonio. Los investigadores tuvieron como campo de investigación las dinámicas comunicativas, tanto a nivel institucional como a nivel de la agenda educativa, de tres museos de referencia en España: el Museo Nacional de Ciencias Naturales, el Real Jardín Botánico y el CaixaForum de Madrid. Lea más.
Informações bibliográficas
-
La solidaridad. Otra forma de ser joven en las comunas de Medellín, de Yicel Giraldo y Alexander Ruiz Silva.
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Dezembro de 2019 à Abril de 2020, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.