Sobre nós

Contato

Email: revistadesidades@gmail.com

Endereço:
NIPIAC – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Campus da Praia Vermelha
Av. Pasteur 250 – Prédio da Decania do CFCH
Rio de Janeiro CEP 22290 902
Brasil

Foco e escopo

DESIDADES é uma revista científica eletrônica na área da infância e juventude latino-americanas, com periodicidade quadrimestral. Publica textos em português ou espanhol. É uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está comprometida em divulgar a pesquisa científica para além dos muros da Universidade estabelecendo um diálogo com pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados na área da infância e juventude.

A Revista publica originais inéditos de artigos, entrevistas e resenhas desde uma abordagem multidisciplinar da infância e juventude.

Objetivo

A revista tem por objetivo constituir-se como um meio eletrônico de discussão científica e diálogo acadêmico sobre as crianças e os jovens no contexto do subcontinente latino-americano. Pretende promover um espaço de debates e difusão de reflexões sobre os desafios e as questões de viver a infância e a juventude no momento contemporâneo destas sociedades.

O título desta revista – DESIDADES – foi cunhado para significar a perspectiva teórica, ética e política que sustenta sua práxis editorial. Assume-se que as idades, como critérios fixos que naturalizam comportamentos, habilidades e modos de existência de acordo com uma temporalização biográfica linear, precisam ser problematizadas de modo a permitir novas abordagens e conceitos sobre as relações entre os grupos geracionais.

Fontes de indexação

  • ADOLEC BRASIL (BVS)
  • CAPES PERIÓDICOS
  • DIADORIM Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • DIALNET
  • DOAJ Directory of Open Access Journals
  • EDUBASE
  • CLASE Citas latino-americanas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • LATINDEX Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • LIVRE
  • PEPSIC Periódicos Eletrônicos em Psicologia
  • SHERPA ROMEO
  • Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras

Divulgação

https://www.facebook.com/revistadesidades/

Periodicidade

De 2013 a 2019 a periodicidade da revista foi trimestral. A partir de 2020 a periodicidade passa a ser quadrimestral.

Política de acesso livre

DESIDADES oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo segundo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e democratizar seu acesso.

Ética e boas práticas de publicação

Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, pertinência e clareza do texto que configuram uma contribuição singular ao conhecimento da área de infância e juventude. As decisões editoriais se baseiam nas normas e políticas editoriais da Revista tendo em vista o cumprimento de seu foco, escopo e objetivos.

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo da Revista está licenciado sob a Licença Creative Commons BY NCND 4.0.

Política de privacidade

Os nomes, endereços e e-mails informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades e terceiros.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Abreviatura

O título da revista DESIDADES Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude pode ser abreviado como DESIDADES.