Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46237
  • Paula Mika Kasai
    Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil
  • Ivan Gimenes Lima
    Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil
  • Elaine Prodócimo
    Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.

  • jogos
  • prática pedagógica
  • ensino fundamental
  • crianças

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo analizar las acciones educativas que involucran juegos en el primer ciclo de la enseñanza primaria, a partir de estudios empíricos publicados en revistas especializadas en el campo de la educación y en la base de datos SciELO. Se realizó una revisión bibliográfica utilizando como términos de búsqueda: juego(s), juguete(s), lúdico, lúdica, y enseñanza primaria. Se obtuvieron 15 artículos. La forma en que se trata el juego a partir de los estudios publicados se organizó en 3 categorías: enseñar otros contenidos (10 artículos); desarrollar habilidades y capacidades (3 artículos); o con un fin en sí mismo (2 artículos). Los resultados mostraron que, en el contexto escolar brasileño, los juegos se introducen en la práctica pedagógica principalmente con fines utilitarios, corriendo el riesgo de convertirse en trabajo, perdiendo su carácter lúdico.

  • juegos
  • práctica pedagógica
  • enseñanza primária
  • niños

Abstract

The present work aims to analyze educational actions involving games in the first cycle of elementary school, based on empirical studies published in specialized journals in education and the SciELO database. We carried out a bibliographic review using search terms: game(s), play, joke(s), toy(s), playfulness, playful(s), and elementary school. Fifteen articles were obtained. The way the game is treated based on published studies was organized into 3 categories: teaching content (10 articles); developing skills and abilities (3 articles); or with an end in itself (2 articles). The results showed that, in the Brazilian school context, games are introduced in pedagogical practice mainly for utilitarian purposes, taking the risk of becoming work, losing their playful character.

  • games
  • pedagogical practice
  • elementary school
  • children

Data de recebimento: 14/09/2021

Data de aprovação: 12/01/2022

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  • Paula Mika Kasai

    Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Campinas, São Paulo, Brasil.

  • Ivan Gimenes Lima

    Doutorando da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Mestrado em Corporeidade e pedagogia do movimento da Faculdade de Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Brasil.

  • Elaine Prodócimo

    Livre docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Murcia, Espanha. Doutorado em Educação Física pela Unicamp. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil.