Juventudes e políticas públicas: ensaiando reflexões sobre os desafios e potencialidades da atuação psicossocial

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i36.45362
  • Ligia Tlaija Leipnitz
    Pesquisadora autônoma
  • Luiz Fernando Alvarenga
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Resumo

Este trabalho aborda os desafios e potencialidades das políticas públicas de/para juventudes. A partir de reflexões e questionamentos vivenciados durante a trajetória acadêmica e profissional, desenha-se o problema de pesquisa que busca tensionar os discursos que circulam e sustentam a produção e implementação de políticas públicas de/para juventudes. O trabalho desenvolve-se enquanto ensaio, que toma a escrita como linguagem da experiência e se preocupa em transformar em problema a relação entre pensar e escrever. O estudo articula conhecimentos advindos da escola pós-estruturalista, da saúde pública e da psicologia social, e tem como objetivo problematizar os modos de subjetivação que circulam entre uma juventude vulnerável e problemática, ao mesmo tempo, funcional e produtiva, no sentido de discutir os efeitos dessa produção. Ao final, a característica da diversidade surge como importante analisador na discussão sobre os desafios e as potencialidades do trabalho intersetorial e multiprofissional com as juventudes.

  • saúde pública
  • políticas públicas
  • juventudes
  • psicologia social
  • diversidade

Resumen

El presente artículo aborda los desafíos y potencialidades de las Políticas Públicas de/para juventudes. A partir de reflexiones y cuestionamientos vivenciados durante la trayectoria académica y profesional, se dibuja el problema de investigación que busca tensar los discursos que circulan y sostienen la producción e implementación de políticas públicas de/para juventudes. Este trabajo se desarrolla en cuanto ensayo, que toma la escritura como lenguaje de experiencia y se preocupa en transformar en problema la relación entre pensar y escribir. El estudio articula conocimientos surgidos de la escuela post-estructuralista, de salud pública y de psicología social, y tiene como objetivos problematizar los modos de subjetivación que circulan entre una juventud vulnerable y problemática, al mismo tiempo, funcional y productiva, en el sentido de discutir los efectos de esta producción. Por fin la característica de la diversidad surge como importante analizador en la discusión sobre los desafíos y las potencialidades del trabajo intersectorial y multiprofesional con las juventudes.

  • salud pública
  • políticas públicas
  • juventudes
  • psicología social
  • diversidad

Abstract

This paper addresses the challenges and potentialities of Public Policies of/for the youth. Based on reflections and questions experienced during the academic and professional trajectory, the research problem is designed to seek for tensions in the discourses that circulate and support the production and implementation of public policies of/for the youth. This work is shaped as an essay, which takes writing as language of experience and is concerned with transforming the relationship between thinking and writing into a problem. This study articulates knowledge arising from the post-structuralist school, public health and social psychology, and aims to problematize the modes of subjectivation that circulate between a vulnerable and problematic youth, at the same time, functional and productive, in order to discuss the effects of this production. In the end, the characteristic of diversity emerges as an important analyzer in the discussion about the challenges and potentialities of the intersectoral and multidisciplinary work with the youth.

  • public health
  • public policy
  • youth
  • social psychology
  • diversity

Data de recebimento: 26/07/2021

Data de aprovação: 02/08/2023

Baixar PDF
do artigo completo
  • Ligia Tlaija Leipnitz

    Psicóloga, Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Psicoterapeuta e Focalizadora de Danças Circulares.

  • Luiz Fernando Alvarenga

    Fisioterapeuta, Doutor em Educação, Professor Adjunto do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Brasil.