Vozes das crianças em contexto de violência testemunhal: desafios para uma escuta ética

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i38.60224
  • Ana Paula Pereira Gomes
    Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, Brasil
  • Daniela Finco
    Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Resumo

Este artigo trata da violência doméstica conjugal que permeia a vida das crianças e mulheres. Aborda a problemática das expressões das crianças pequenas em contexto de violência testemunhal, apontando os desafios de uma escuta ética e acolhedora. Surgiu de uma pesquisa de doutorado que entrevistou 7 profissionais da rede de apoio contra violência e de escolas de Educação Infantil de São Paulo. Tem como referenciais teóricos os Estudos Sociais da Infância, que evidenciam a participação da criança na sociedade como sujeito de direitos, e os Estudos Feministas e de Gênero, que localizam a criança e a mulher na sociedade patriarcal. Os resultados problematizam os valores atribuídos às vozes dessas crianças, com o problema da dupla violência exercida contra elas: a violência testemunhal e a condição de invisibilidade, trazendo subsídios para pensar condições e modos de intervir para garantir a proteção e o direito das crianças à uma vida sem violência.

  • Estudos Sociais da Infância
  • violência testemunhal
  • escuta ética
  • estudos feministas e de gênero
  • educação infantil

Resumen

Este artículo trata sobre la violencia doméstica conyugal que permea la vida de niños y mujeres. Aborda el tema de las expresiones de los niños pequeños en el contexto de la violencia testimonial, señalando los desafíos de la escucha ética y acogedora. Se basa en una investigación doctoral que entrevistó a 7 profesionales de la red de apoyo contra la violencia y escuelas de educación infantil de São Paulo. Sus referentes teóricos son los Estudios Sociales de la Infancia, que muestran la participación de los niños en la sociedad como sujetos de derechos, y los Estudios Feministas y de Género, que sitúan a los niños y las mujeres en una sociedad patriarcal. Los resultados problematizan los valores atribuidos a las voces de estos niños, con el problema de la doble violencia ejercida contra ellos: la violencia testimonial y la condición de invisibilidad, trayendo recursos para pensar condiciones y formas de intervención para garantizar la protección y el derecho de niños a una vida sin violencia.

  • Estudios Sociales de la Infancia
  • violencia testimonial
  • escucha ética
  • estudios feministas y de género
  • Educación Infantil

Abstract

This article deals with conjugal domestic violence that permeates the lives of children and women. It addresses the issue of young children's expressions in the context of testimonial violence, pointing out the challenges of ethical and welcoming listening. It is based on a doctoral research that interviewed 7 professionals from the support network against violence and the early childhood education schools in São Paulo. Its theoretical references are Social Studies of Childhood, which show the participation of children in society as subjects of rights, and Feminist and Gender Studies, which place children and women in a patriarchal society. The results problematize the values ​​attributed to these children's voices, with the problem of the double violence exercised against them: testimonial violence and the condition of invisibility, bringing subsidies to think about the conditions and ways of intervening to guarantee the protection and right of children to a life without violence.

  • Social Studies of Childhood
  • testimonial violence
  • ethical listening
  • feminist and gender studies
  • Early Childhood Education

Data de recebimento: 13/09/2023

Data de aprovação: 25/09/2023

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  • Ana Paula Pereira Gomes

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa: Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade pela mesma universidade. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

  • Daniela Finco

    Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância Cultura e Sociedade - Unifesp- Brasil.