As vozes das crianças em um projeto participativo: desafios e contradições na escuta

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i38.59627
  • Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira Huhn
    Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil.
  • Monique Aparecida Voltarelli
    Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado que investigou a participação das crianças no Projeto Plenarinha, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Distirito Federal (SEEDF), em uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Utilizando contribuições da Sociologia da Infância, a pesquisa contou com a participação de dezesseis crianças e um docente. Os registros foram feitos nos diversos momentos da rotina, por meio de anotações em diário de campo, desenhos, captação de áudios e fotos. De forma geral, constatou-se dificuldades no desenvolvimento do projeto e equívocos na compreensão da participação infantil, incluindo a negação de sua participação e direito à escuta em vários momentos. Além disso, evidenciou-se a complexidade de entender a participação das crianças e as incoerências na implementação do Projeto Plenarinha dentro da instituição educativa.

  • Projeto Plenarinha
  • Distrito Federal
  • participação infantil
  • educação infantil
  • sociologia da infância

Resumen

El artículo trae elementos de una investigación de maestría que investigó la participación de niños en el Proyecto Plenarinha, coordinado por la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal (SEEDF), en una institución pública de Educación Infantil del Distrito Federal. Con base en aportes del campo Sociología de la Infancia, la investigación de campo contó con la participación de dieciséis niños y niñas y la docente, a través de registros en cuaderno de campo, dibujos, grabación de audios, fotos, en diferentes momentos de la rutina. En general, se observaron dificultades para desarrollar el proyecto y equivocaciones acerca de la participación infantil. Siendo que en muchos casos se niega la participación de los niños y niñas, así como el derecho a ser oídos. Sin embargo, buscamos demostrar la complejidad de comprender la participación de los niños y niñas, así como las inconsistencias en la forma en que el Proyecto Plenarinha se ha desarrollado dentro de la institución educativa.

  • Proyecto Plenarinha
  • Distrito Federal
  • participación infantil
  • educación infantil
  • sociología de la infancia

Abstract

The article brings elements of a master's investigation that investigated the children´s participation in the Plenarinha Project, coordinated by the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), in a public institution of Early Childhood Education in the Federal District. Based on contributions from the Sociology of Childhood field, the research involved the participation of sixteen children and the teacher, through records in a field notebook, drawings, recording of audios, photos, in different moments of routine. In general, the difficulties in developing the project and misunderstandings about children's participation were observed. Children's participation is often denied, as well as the right to be heard. However, we sought to demonstrate the complexity of understanding the participation of children, as well as the inconsistencies in the way in which the Plenarinha Project has been developed within the educational institution.

  • Plenarinha Project
  • Federal District
  • child participation
  • child education
  • sociology of childhood

Data de recebimento: 13/07/2023

Data de aprovação: 12/12/2023

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  • Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira Huhn

    Pedagoga e Mestra em Educação (Universidade de Brasília). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (Gepesi) da UnB, Brasília, Brasil. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

  • Monique Aparecida Voltarelli

    Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil.