Convocatória de Edição Temática Metodologias participativas nas pesquisas com crianças, adolescentes e jovens em contextos educacionais

DESIDADES – revista científica da infância, adolescência e juventude – convida pesquisadoras/es e profissionais para a submissão de artigos para a Seção Temática Metodologias participativas nas pesquisas com crianças, adolescentes e jovens em contextos educacionais.

As últimas décadas têm sido marcadas por um crescente e fundamental debate sobre a concepção e a execução de pesquisas que, de fato, incorporem a participação ativa de crianças, adolescentes e jovens. Essa discussão não é meramente metodológica: ela representa uma virada epistemológica profunda na maneira como compreendemos o processo de produção de conhecimento científico (Ballestrin, 2013). Superando a visão tradicional de que crianças, adolescentes e jovens seriam apenas “objetos” de estudo, passivos diante do escrutínio científico, reconhecemos agora a sua capacidade de serem produtoras/es de conhecimento, detentoras/es de vozes, perspectivas e agências que enriquecem e complexificam a compreensão dos fenômenos sociais e educacionais (Lara, et al, 2021; Mayorga, 2019a; 2019b; Miranda et al., 2025).
Essa perspectiva ético-política nos impulsiona a repensar os modos de fazer pesquisa, buscando abordagens que não apenas consultem, mas efetivamente envolvam e viabilizem o agenciamento das/os participantes no processo investigativo (Menezes; Colaço; Adrião, 2018). É nesse cenário que as pesquisas participativas emergem como um caminho promissor, oferecendo metodologias e epistemologias que valorizam a colaboração, o diálogo e a construção coletiva de saberes entre pesquisadoras/es e participantes.

A Seção Temática Pesquisas Participativas com Crianças, Adolescentes e Jovens em Contextos Educacionais visa, portanto, ser um espaço para a divulgação de artigos que se debrucem sobre essa temática tão relevante. Buscamos contribuições que demonstrem como a participação de crianças, adolescentes e jovens pode gerar conhecimentos mais ricos e situados, assim como pesquisas que possibilitem discutir processos de mudança social (Zeller-Berkman; Muños-Proto; Torre, 2015; Szulc; Shabel, 2024). Nosso objetivo é fomentar uma reflexão aprofundada sobre a potência política aos modos de fazer pesquisa que evidenciam práticas educacionais transformadoras em diversos contextos (Brandão; Streck, 2006; Hargreaves; Earl; Ryan, 2001).

Convidamos pesquisadoras/es de diversas áreas do conhecimento – como Educação, Psicologia, Psicanálise, Sociologia, Antropologia, Geografia, Serviço Social, Artes, Saúde Coletiva, Comunicação,entre outras – a submeterem seus trabalhos. Valorizamos abordagens trans e multidisciplinares que explorem as múltiplas facetas das pesquisas participativas que abranjam a interação entre os sujeitos da pesquisa, a realidade investigativa não centrada na execução do método investigativo e uma abertura dos pesquisadores às intensidades das narrativas escutadas. Como tal, torna-se relevante a elaboração de ferramentas de análise colaborativas fortalecendo um engajamento ético-político do conhecimento produzido, além de suas metodologias inovadoras, para a compreensão, e, sobretudo, para a transformação da realidade (Brandão; Streck, 2006). Estamos interessados em estudos que possam abranger/contemplar alguns desses aspectos na elaboração e execução de pesquisas participativas até a análise das implicações éticas e políticas dessas abordagens, bem como a avaliação de seus impactos nas vidas e nos direitos de crianças, adolescentes e jovens (Castro, 2008).

As contribuições devem apresentar clareza conceitual, rigor metodológico e relevância para o campo das pesquisas com crianças, adolescentes e jovens, especialmente aquelas que enfatizam a dimensão participativa e seu potencial de promoção de práticas educacionais emancipatórias (Macedo et al., 2017). Serão aceitos artigos que apresentem:• Análises e discussões de pesquisas empíricas com metodologias participativas, destacando a participação e a contribuição de crianças, adolescentes e jovens nos diferentes contextos educacionais;
• Pesquisas participativas que problematizam dispositivos interseccionais no afrontamento de lógicas adultocêntricas e neoliberais da sujeição de crianças e jovens;
• Pesquisas participativas em diferentes contextos educacionais (escola, espaços não formais, comunidades, coletivos, movimentos sociais, etc.);

Esta seção objetiva divulgar discussões teóricas e trabalhos de pesquisa que versem sobre as mediações que podem ser construídas entre crianças, adolescentes e juventudes em contextos educacionais. Serão aceitos trabalhos das mais diversas disciplinas que tangenciam esta questão como História, Antropologia, Economia, Psicologia, Educação, Sociologia, Filosofia, Psicanálise, Comunicação, Direito, Serviço Social, Geografia dentre outras que compõem o campo das Humanidades e Ciências Sociais.

Os seguintes subtemas compõem a temática mais ampla abordada nesta convocatória, embora não a esgotam:
i) Experiências de opressões diante de diferentes sistemas de poder, afirmação de identidade e práticas sociais, estratégias de resistência às situações de vulnerabilidadede crianças, adolescentes e jovens em contextos educacionais formais ou informais;
ii) Perspectivas sobre o presente e o futuro, oportunidades de vida e/ou projetos de vida de/com crianças, adolescentes e jovens;
iii) Transição escola-trabalho para os/as adolescentes e jovens;
iv) Consumo de tecnologias por crianças, adolescentes e jovens em contextos educacionais;
v) Iniciativas educacionais que discutam modelos interculturais, antirracistas e/ou descoloniais para crianças, adolescentes e para as juventudes;
vi) Contribuição de políticas de ações afirmativas nas experiências escolares de crianças, adolescentes e jovens.

As/os interessadas/os devem submeter os devidos artigos no site da revista DESIDADES: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/. A/o proponente deve estar atenta/o para no “Passo 1. Iniciar submissão”, preencher o campo “Seção” com a alternativa “Seção Temática – Metodologias participativas nas pesquisas com crianças, adolescentes e jovens em contextos educacionais “.

Editores:

Antonio César de Holanda Santos (Universidade Federal de Alagoas – Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, Campus Arapiraca)
Bruno Vieira dos Santos (Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza)
Roseane Amorim Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada)
Tadeu Lucas de Lavor Filho (Universidade Estadual do Ceará – Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu)

Sobre a revista DESIDADES:

DESIDADES é uma revista científica eletrônica na área de infâncias e juventudes latino-americanas, com periodicidade quadrimestral. Publica textos em português ou espanhol. É uma publicação do NIAJ – Núcleo de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está comprometida em divulgar a pesquisa científica para além dos muros da Universidade, estabelecendo um diálogo com pesquisadoras/es, profissionais, estudantes e demais interessadas/os na área de infância e juventude.

Processo de submissão

Todos os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema OJS da revista DESIDADES, sob a designação de seção temática, e estar inteiramente ajustados ao modelo informado nas diretrizes para autores.

• Prazo final para submissão de artigos: 10 de março de 2026
• Prazo para avaliação pelos pares: 20 de maio de 2026
• Prazo para envio de versões corrigidas: 20 de junho de 2026
• Publicação do Dossiê: dezembro de 2026

Para submeter seu artigo, acesse a plataforma da Revista DESIDADES em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/about/submissions#onlineSubmissions.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.Link das diretrizes para autores: http://desidades.ufrj.br/normas-para-publicacao/

E-mail de contato: submissaodesidades@gmail.com

 

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio-agosto de 2013, p. 89-117.

BRANDÃO, C. R., STRECK, D. R. (Orgs.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Idéias& Letras, 2006.

CASTRO, L. R. Pesquisa-intervenção na infância e juventude: Construindo caminhos. In: L. R. DE CASTRO.; V. L. BESSET (Orgs.), Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Trarepa/Faperj, 2008, pp. 9-14.

HARGREAVES, A.; EARL, L.; RYAN, J. Educação para mudança: Recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

MACEDO, Elina Elias de; SANTIAGO, Flávio; DOS SANTOS, Solange Estanislau; DE FARIA, Ana Lúcia Goulart. Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória (Childhoodsanddecolonization: challenges for anemancipatoryeducation). Crítica Educativa, v. 2, n. 2, p. 38–50, 2017. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.95

MAYORGA, C. Algumas palavras de uma feminista sobre o campo de estudos sobre juventude. In: V. DE F. R. COLAÇO.; I. GERMANO.; L. L.; MIRANDA,; J. P. P. BARROS (Orgs.), Juventudes em movimento: experiências, redes e afetos. Expressão Gráfica, 2019a, pp. 132-141.

MAYORGA, C. Pesquisar a juventude e sua relação com a política: Notas metodológicas. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, n. (2, p. 343-350, 2019b. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20190042

MENEZES, J. DE A.; COLAÇO, V. DE F. R.; ADRIÃO, K. G. Implicações políticas na pesquisa-intervenção com jovens. Revista de Psicologia da UFC, v. 9, pp. 8-17, 2018. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20190042

MIRANDA, Luciana Lobo; LAVOR FILHO, Tadeu Lucas de; SOARES, Mayara Ruth Nishiyama; BARROS, Antonio Marlon Coutinho; GONÇALVES, Lara Thayse de Lima. “Eu faço parte da pesquisa”: PIBIC-EM, participação juvenil e direito à cidadania. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 30, 2025. DOI: 10.24220/2318-0870v30a2025e14564. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/14564.

SIQUEIRA DE LARA, Juliana; TUMOLO, Paula Pimentel; GRISOLIA, Felipe Salvador; SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Considerações sobre a relacionalidade nas pesquisas participativas com crianças e jovens no/do Sul Global. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 173-187, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/62762. Acesso em: 4 ago. 2025.

SZULC, A; SHABEL, P. Das vozes fetichizadas ao diálogo intergeracional: Desafios da pesquisa com crianças na América Latina. Desidades, v. 38, n. 12, pp. 19-33, 2024. https://doi.org/10.54948/desidades.v1i38.64385pt

ZELLER-BERKMAN, S.; MUÑOZ-PROTÓ, C.; TORRE, M. E. A Youth Development Approach to Evaluation: Critical Participatory Action Research. AfterschoolMatters, 22, 24- 31, 2015. Recuperado de: https://eric.ed.gov/?id=EJ1083955