Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: perspectivas da Bioética de Intervenção e do Interacionismo Simbólico

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i42.64196
  • Patrícia Alves Paiva
    Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.
  • Thiago Rocha da Cunha
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.
  • Carla Silvana de Oliveira e Silva
    Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil
  • Yan Lucas Ferreira Martins
    Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.
  • Marcos Aurélio Trindade
    Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.
  • Orlene Veloso Dias
    Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.

Resumo

Este estudo investigou como pessoas em diferentes ciclos de vida familiar constroem sentidos e significados éticos sobre vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Fundamentado na Bioética de Intervenção e no Interacionismo Simbólico, foram realizadas entrevistas com dezessete participantes residentes em territórios com alto Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), em uma cidade brasileira. Os resultados revelaram três categorias: percepção dos significados e influência do território sobre meio social; interação social com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; e vulnerabilidade social observada a partir das experiências vividas no cotidiano. Discute-se que a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, não sendo apenas condição ontológica e individual, é socialmente reproduzida em interações familiares e territoriais que, no contexto do Sul Global, são atravessadas por hierarquias coloniais. Configuradas como relações de proteção e vulneração, essas interações evidenciam a necessidade ética de políticas públicas protetivas e libertadoras para crianças e adolescentes em territórios com alto IVS.

  • estágios do ciclo de vida
  • vulnerabilidade social
  • família
  • interacionismo simbólico
  • bioética

Resumen

Este estudio investigó cómo personas en diferentes etapas de vida familiar construyen sentidos y significados éticos sobre la vulnerabilidad social de niños y adolescentes. Fundamentado en la Bioética de Intervención y el Interaccionismo Simbólico, se realizaron entrevistas con diecisiete participantes en territorios con alto Índice de Vulnerabilidad Social (IVS) de una ciudad brasileña. Los resultados revelaron tres categorías: percepción de los significados e influencia del territorio sobre el medio social; interacción social con niños y adolescentes en vulnerabilidad social; y vulnerabilidad social observada desde las experiencias cotidianas. Se discute que la vulnerabilidad de niños y adolescentes, no siendo solo una condición ontológica e individual, es socialmente reproducida en interacciones familiares y territoriales que, en el contexto del Sur Global, son atravesadas por jerarquías coloniales. Configuradas como relaciones de protección y vulneración, estas interacciones evidencian la necesidad ética de políticas públicas protectivas y liberadoras para niños y adolescentes en territorios con alto IVS.

  • etapas del ciclo de vida
  • vulnerabilidad social
  • família
  • interaccionismo simbólico
  • bioética

Abstract

This study investigated how people at different stages of family life construct ethical meanings and significance about the social vulnerability of children and adolescents. Based on Intervention Bioethics and Symbolic Interactionism, interviews were conducted with seventeen articipants in territories with high Social Vulnerability Index (SVI) in a Brazilian city. Results revealed three categories: perception of meanings and territory influence on social environment; social interaction with vulnerable children and adolescents; and social vulnerability observed from daily experiences. It is argued that the vulnerability of children and adolescents, not being merely an ontological and individual condition, is socially reproduced in family and territorial interactions which, in the Global South context, are intersected by colonial hierarchies. Configured as protection and vulnerability relationships, these interactions highlight the ethical need for protective and liberating public policies for children and adolescents in territories with high SVI.

  • life cycle stages
  • social vulnerability
  • family
  • symbolic interactionism
  • bioethics

Data de recebimento: 30/05/2024

Data de aprovação: 24/02/2025

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  • Patrícia Alves Paiva

    Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduada em Enfermagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: Famílias e vulnerabilidades; Saúde Coletiva; Enfermagem e Atenção Primária à Saúde.

  • Thiago Rocha da Cunha

    Mestre e Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília. Graduado em Biomedicina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Visitante do Programa de Mestrado da Universidade Nacional de Córdoba.

  • Carla Silvana de Oliveira e Silva

    Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Enfermagem. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Yan Lucas Ferreira Martins

    Graduando em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Tecnologia em Gestão em Saúde Pública pelo Centro Universitário Internacional.

  • Marcos Aurélio Trindade

    Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduando em Medicina Universidade Nove de Julho.

  • Orlene Veloso Dias

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros