Resumo
Este estudo investigou como pessoas em diferentes ciclos de vida familiar constroem sentidos e significados éticos sobre vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Fundamentado na Bioética de Intervenção e no Interacionismo Simbólico, foram realizadas entrevistas com dezessete participantes residentes em territórios com alto Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), em uma cidade brasileira. Os resultados revelaram três categorias: percepção dos significados e influência do território sobre meio social; interação social com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; e vulnerabilidade social observada a partir das experiências vividas no cotidiano. Discute-se que a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, não sendo apenas condição ontológica e individual, é socialmente reproduzida em interações familiares e territoriais que, no contexto do Sul Global, são atravessadas por hierarquias coloniais. Configuradas como relações de proteção e vulneração, essas interações evidenciam a necessidade ética de políticas públicas protetivas e libertadoras para crianças e adolescentes em territórios com alto IVS.
Resumen
Este estudio investigó cómo personas en diferentes etapas de vida familiar construyen sentidos y significados éticos sobre la vulnerabilidad social de niños y adolescentes. Fundamentado en la Bioética de Intervención y el Interaccionismo Simbólico, se realizaron entrevistas con diecisiete participantes en territorios con alto Índice de Vulnerabilidad Social (IVS) de una ciudad brasileña. Los resultados revelaron tres categorías: percepción de los significados e influencia del territorio sobre el medio social; interacción social con niños y adolescentes en vulnerabilidad social; y vulnerabilidad social observada desde las experiencias cotidianas. Se discute que la vulnerabilidad de niños y adolescentes, no siendo solo una condición ontológica e individual, es socialmente reproducida en interacciones familiares y territoriales que, en el contexto del Sur Global, son atravesadas por jerarquías coloniales. Configuradas como relaciones de protección y vulneración, estas interacciones evidencian la necesidad ética de políticas públicas protectivas y liberadoras para niños y adolescentes en territorios con alto IVS.
Abstract
This study investigated how people at different stages of family life construct ethical meanings and significance about the social vulnerability of children and adolescents. Based on Intervention Bioethics and Symbolic Interactionism, interviews were conducted with seventeen articipants in territories with high Social Vulnerability Index (SVI) in a Brazilian city. Results revealed three categories: perception of meanings and territory influence on social environment; social interaction with vulnerable children and adolescents; and social vulnerability observed from daily experiences. It is argued that the vulnerability of children and adolescents, not being merely an ontological and individual condition, is socially reproduced in family and territorial interactions which, in the Global South context, are intersected by colonial hierarchies. Configured as protection and vulnerability relationships, these interactions highlight the ethical need for protective and liberating public policies for children and adolescents in territories with high SVI.
Data de recebimento: 30/05/2024
Data de aprovação: 24/02/2025
do artigo completo