Resumo
O presente estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar os direitos das crianças a partir das interpretações infantis. Fundamentou-se teoricamente no sociointeracionismo, com base na Psicologia e Sociologia da Infância. A coleta de dados foi realizada com crianças de 7 a 11 anos, por meio de desenhos cujo tema foi os direitos das crianças, além de entrevistas sobre o mesmo assunto. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo de Bardin (2006), incorporando elementos do contexto da pandemia de covid-19 e evidenciando que as crianças possuem conhecimentos gerais sobre seus direitos fundamentais: família, brincadeira, moradia, educação e saúde. Este trabalho ressalta a importância da participação infantil, destacando que essa prática é não apenas possível, mas também necessária. Constatou-se, finalmente, que quanto mais informações a criança tiver acesso, mais ela poderá contribuir para a sociedade.
Resumen
El presente estudio, de enfoque cualitativo, tiene como objetivo analizar los derechos de los niños a partir de sus propias interpretaciones. Teóricamente se fundamentó en el sociointeraccionismo, basado en la Psicología y la Sociología de la Infancia. La recolección de datos se realizó con niños de 7 a 11 años, a través de dibujos cuyo tema fueron los derechos de los niños, además de entrevistas sobre el mismo asunto. Los resultados se obtuvieron mediante el análisis de contenido de Bardin (2006), incorporando elementos del contexto de la pandemia de covid-19 y evidenciando que los niños tienen conocimientos generales sobre sus derechos fundamentales: familia, juego, vivienda, educación y salud. Este trabajo destaca la importancia de la participación infantil, subrayando que esta práctica no solo es posible, sino también necesaria. Finalmente, se constató que, cuanto más acceso tenga el niño a la información, más podrá contribuir a la sociedad.
Abstract
he present study, adopting a qualitative approach, aims to analyze children's rights based on their interpretations. It is theoretically grounded in socio-interactionism, drawing from Childhood Psychology and Sociology. Data collection was conducted with children aged 7 to 11 through drawings on the theme of children's rights, as well as interviews on the same topic. The results were obtained through Bardin's (2006) content analysis, incorporating elements from the context of the COVID-19 pandemic and revealing that children possess general knowledge about their fundamental rights: family, play, housing, education, and health. This study highlights the importance of child participation, emphasizing that this practice is not only possible but also necessary. Finally, it was found that the more access children have to information, the more they can contribute to society.
Data de recebimento: 27/01/2024
Data de aprovação: 01/05/2024
do artigo completo