Resumo
Estudos sobre a promoção da saúde mental de adolescentes no contexto escolar são escassos, especialmente quando se considera a participação ativa dessa população. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender e analisar, em parceria com adolescentes de uma escola pública, aspectos relacionados à saúde mental por meio da metodologia do Cine Debate. Foram realizados dois encontros com exibição de filmes seguidos de debates, os quais foram transcritos e considerados pela Análise Temática de Bardin. A partir dos resultados, observou-se que os/as participantes apresentaram suas perspectivas sobre relacionamentos interpessoais, salientando dificuldades e facilidades, bem como características da vivência do adolescer. Além disso, avaliaram positivamente a estratégia do Cine Debate. O estudo contribuiu para a apresentação das perspectivas dos/as adolescentes sobre esse momento de vida, o apoio social e as formas possíveis de realizar atividades de debate sobre a temática da saúde mental no contexto escolar.
Resumen
Los estudios sobre la promoción de la salud mental de los adolescentes en el contexto escolar son escasos, especialmente considerando la participación activa de esta población. Esta investigación tiene como objetivo comprender y analizar, con adolescentes de una escuela pública, elementos relacionados con la salud mental en la adolescencia a través del Cine Debate. Se realizó una investigación cualitativa, utilizando la estrategia Cine Debate. Se realizaron dos encuentros con proyecciones de películas seguidas de debates, que fueron transcritos y analizados mediante el Análisis Temático de Bardin. De los resultados, se observó que los participantes presentaron sus perspectivas relacionadas con las relaciones interpersonales (dificultades y facilidades) y las características de la experiencia adolescente, además de evaluar positivamente la estrategia Cine Debate. El estudio contribuye a presentar las perspectivas de los adolescentes sobre este momento de la vida, sobre el apoyo social y sobre posibles formas de realización de una actividad de debate basada en el tema de la salud mental en el contexto escolar.
Abstract
Studies on promoting the mental health of adolescents in the school context are scarce, especially considering the active participation of this population. This research aims to understand and analyze, with teenagers from a public school, elements related to mental health in adolescence through Cine Debate. Qualitative research was carried out, using the Cine Debate strategy. Two meetings were held with film screenings followed by debates, which were transcribed and analyzed using Bardin's Thematic Analysis. From the results, it was observed that the participants presented their perspectives related to interpersonal relationships (difficulties and eases) and the characteristics of the teenage experience, in addition to positively evaluating the Cine Debate strategy. The study contributes to presenting adolescents' perspectives on this moment in life, on social support and on possible ways of carrying out a debate activity based on the theme of mental health in the school context.
Data de recebimento: 02/05/2024
Data de aprovação: 17/08/2024
do artigo completo