Resumo
A pandemia de Covid-19 é um fenômeno médico de grande importância mundial, que pode ser abordado a partir de diferentes ramos científicos, inclusive na perspectiva educacional, o que é relevante porque a escola foi uma das instituições mais afetadas em decorrência da pandemia. Este artigo oferece uma reflexão sobre: as transformações que a pandemia provocou no campo educacional; as relações sociais que surgiram na educação a distância; e, por fim, a forma como a educação pode ser aprimorada durante a pandemia por meio de práticas colaborativas entre alunos e professores para a construção da cidadania.
Resumen
La pandemia por Covid-19 es un fenómeno médico de gran importancia a nivel mundial, que puede ser abordado desde distintas ramas científicas, entre ellas, la perspectiva educativa, la cual es relevante porque la escuela fue una de las instituciones más afectadas a raíz de la emergencia sanitaria. En este artículo se ofrece una reflexión en torno a: las transformaciones que la pandemia originó en el ámbito educativo; las relaciones sociales que surgieron dentro de la educación a distancia; y finalmente, la forma en que se podría mejorar la educación durante la pandemia a través de prácticas colaborativas entre estudiantes y docentes para la construcción de ciudadanía.
Abstract
The Covid-19 pandemic is a medical phenomenon of great importance worldwide, which can be approached from different scientific branches, including the educational perspective, which is relevant because the school was one of the most affected institutions as a result of the pandemic. health emergency. This article offers a reflection on: the transformations that the pandemic caused in the educational field; the social relationships that emerged within distance education; and finally, the way in which education could be improved during the pandemic through collaborative practices between students and teachers for the construction of citizenship.
Data de recebimento: 21/09/2021
Data de aprovação: 17/06/2022
do artigo completo