Resumo
Este artigo trata do campo de estudos das infâncias cuidadoras, que busca compreender como as crianças aprendem, exercem e atribuem significado ao cuidado. O texto apresenta uma revisão bibliográfica das principais temáticas abordadas nesse campo e da diversidade de métodos utilizados nas pesquisas. O artigo também aponta reflexões sobre as contradições e ambiguidades das práticas de cuidado assumidas por crianças e sugere áreas lacunares para investigação, como a relação entre o cuidado e a presença/ausência de figuras masculinas e a análise do cuidado em classes socioeconomicamente favorecidas. O texto destaca a importância de uma abordagem social e contextualizada ao tema das infâncias cuidadoras, considerando as complexidades e diversidades presentes nas experiências das crianças que assumem o cuidado. O artigo conclui que a compreensão das infâncias cuidadoras contribui para o entendimento da posição singular das crianças em suas redes familiares, comunitárias e institucionais e para questões econômicas, de gênero e de desigualdades da sociedade em geral. Palavras-chave: infâncias cuidadoras, crianças, cuidado, América Latina.
Resumen
Este artículo trata sobre el campo de estudio de las infancias cuidadoras, que busca comprender cómo los niños aprenden, ejercen y atribuyen significado al cuidado. El texto presenta una revisión bibliográfica de los principales temas abordados en este campo y la diversidad de métodos utilizados en la investigación. El artículo también reflexiona sobre las contradicciones y ambigüedades de las prácticas de cuidado asumidas por los niños y sugiere áreas lacunares para la investigación, como la relación entre el cuidado y la presencia/ausencia de figuras masculinas y el análisis del cuidado en clases socioeconómicamente favorecidas. El texto destaca la importancia de un enfoque social y contextualizado sobre el tema de las infancias cuidadoras, considerando las complejidades y diversidades presentes en las experiencias de los niños que asumen el cuidado. El artículo concluye que la comprensión de las infancias cuidadoras contribuye a entender la posición singular de los niños en sus redes familiares, comunitarias e institucionales y a las cuestiones económicas, de género y de desigualdades de la sociedad en general.
Abstract
This article addresses the field of study on caregiving childhoods, which seeks to understand how children learn, exercise and attribute meaning to care. The text presents a literature review of the main themes addressed in this field and the diversity of methods used in research. The article also reflects on the contradictions and ambiguities of care practices assumed by children and suggests areas for investigation, such as the relationship between care and the presence/absence of male figures and the analysis of care in socioeconomically privileged classes. The text highlights the importance of a social and contextualized approach to the topic of caregiving childhoods, considering the complexities and diversities present in the experiences of children who assume care. The article concludes that understanding caregiving childhoods contributes to understanding the unique position of children in their family, community and institutional networks and to economic, gender and inequality issues in society as a whole.
Data de recebimento: 20/04/2023
Data de aprovação: 10/05/2023
do artigo completo