Labirintos do Novo Ensino Médio: a experiência da reforma e expectativa de futuro dos estudantes

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.63675
  • Claudia Andrade
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
  • Andréa Martello
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
  • Aline Araújo Lewenkopf
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
  • Andressa Aguiar
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação, Rio de Janeiro, Brasil
  • Regina Affonso
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Educação, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as mudanças e impactos na escolarização da juventude brasileira a partir do Novo do Ensino Médio. Além de uma revisão do contexto histórico da proposta da reforma e da sua implementação, o estudo propõe uma discussão crítica acerca da reforma do Ensino Médio sob a perspectiva do jovem estudante da rede pública de ensino. Apresentamos, de forma geral, a opinião de 503 estudantes, matriculados no Ensino Médio em escola pública, sobre o Novo Ensino Médio, a expectativa de futuro e a convivência escolar. A pesquisa revelou que os estudantes não reconhecem mudanças práticas no Novo Ensino Médio para sua formação. No entanto, continua sendo prevalente entre os estudantes a expectativa de que a instituição escolar cumpra seu papel de uma preparação para o futuro.

  • reformas educacionais
  • Novo Ensino Médio
  • estudantes
  • expectativa de futuro

Resumen

Este artículo busca reflexionar sobre los cambios e impactos en la escolarización de la juventud brasileña a partir de la implementación de la Nueva Secundária. Además de exponer el contexto histórico de la propuesta de la reforma y su posterior implementación, el presente articulo propone una discusión crítica de la secundária desde la perspectiva de los jóvenes estudiantes en las escuelas públicas. Presentamos la opinión de 503 de estos al respecto de la Nueva Secundária, su expectativa para el futuro y la convivencia escolar. El estudio demuestra que los estudiantes no reconocen que hayan habido alteraciones prácticas en la Nueva Secundária para su formación, aunque aún prevalece la expectativa entre ellos de que la institución escolar cumpla su papel en prepararlos para el futuro.

  • reformas educacionales
  • Nueva Secundária
  • estudiantes
  • expectativas para el futuro

Abstract

This article aims to reflect on the changes and impacts on the schooling of Brazilian youth starting from the New High School. In addition to a review of the historical context of the reform proposal and its implementation, the study proposes a critical discussion about the reform of High School from the perspective of young students in the public school system. We present the opinion 503 students, enrolled in a public school, about the New High School, expectations for the future and school life. The research revealed that students don’t recognize practical changes in the New High School for their training, however, the expectation that the school institution will comply its role of preparing students for the future continues to be prevalent among students.

  • educational reforms
  • New High School
  • students
  • future expectations

Data de recebimento: 08/05/2024

Data de aprovação: 02/09/2024

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  • Claudia Andrade

    Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Professora na Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Membro do NIAJ/UFRJ e do Diretório de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil.

  • Andréa Martello

    Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Professora na Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Realiza pesquisa e extensão na área da infância, juventude e formação de professores.

  • Aline Araújo Lewenkopf

    Graduanda em pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica e integrante dos projetos de pesquisa: Laço social, modos de subjetivação e educação e Psicanálise e saúde mental na universidade.

  • Andressa Aguiar

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Integrante do projeto de pesquisa e extensão: Da escola à universidade: escutando o mal-estar.

  • Regina Affonso

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil. Integrante do projeto de pesquisa e extensão: Da escola à universidade: escutando o mal-estar.