Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de agosto a dezembro de 2022, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.
1 Abordajes del sufrimiento psicosocial en las infancias y adolescencias (ISBN 978-987-538-928-1)
Autores: Gabriela Wagner et al.
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 160 páginas.
2 A escola remota: presente e futuro da educação (ISBN 978-658-854-725-0)
Organizadores: Carlos Roberto Jamil Cury, Vânia Noronha e Simão Pedro P. Marinho
Editora: PUC Minas, Belo Horizonte, 445 páginas.
3 A saúde das mulheres e das crianças para além dos muros da universidade.
Experiências extensionistas do departamento de enfermagem materno infantil da UERJ
(ISBN 978-65-251-3646-2)
Organizadoras: Marcele Zveiter, Ricardo José Oliveira Mouta e Luiza Mara Correia
Editora: CRV, Curitiba, 180 páginas.
4 Culturas escolares y procesos de formación en valores. La socialización de las adolescencias
en la Argentina urbana (ISBN 978-987-538-929-8)
Autores: Tony Lin
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 360 páginas.
5 Diferenças e alteridade na educação: conversas, problemas e perguntas (ISBN 978-857-511-555-8)
Organizadoras: Anelice Ribetto e Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva
Editora: EdUERJ, Rio de Janeiro, 300 páginas.
6 #FALAESTUDANTE!
Um estudo sobre o legado da expansão dos institutos federais aos seus
estudantes (ISBN 978-658-738-796-3)
Autora: Michelli Daros
Editora: EDUC, São Paulo, 372 páginas.
7 Infância, palavra de risco (ISBN 978-658-883-144-1)
Autora: Rosana Kohl Bines
Editora: PUC-Rio, Rio de Janeiro, 276 páginas.
8 Infancias y pobrezas. La complejidad de su conceptualización, medición y abordaje a través de
políticas públicas (ISBN 978-84-18929-75-5)
Autores: Carla Arévalo et al.
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 280 páginas.
9 Janela da escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida
(ISBN 978-655-858-054-6)
Organizadores: Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Bianca Ferreira Rocha e Mateus Mourão
Editora: UFMG Editora, Belo Horizonte, 717 páginas.
10 Juventudes, prácticas y conocimientos situados. Notas en pandemia (ISBN 978-987-813-295-2)
Organizadoras: Patricia Acevedo e Eva Da Porta
Editora: CLACSO, Buenos Aires, 132 páginas.
11 Juventudes, trauma e segregação (ISBN 978-655-858-076-8)
Organizadores: Ana Carolina Dias Silva, Andréa Máris Campos Guerra e Rodrigo Goes e Lima
Editora: UFMG Editora, Belo Horizonte, 228 páginas.
12 La amistad en las infancias. Una experiencia fundante (ISBN 978-987-538-937-3)
Autores: Laura T. Jaite e Esteban Levin
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 184 páginas.
13 Memes e educação na cibercultura (ISBN 978-658-621-392-8)
Organizadores: Kaio Eduardo Oliveira, Cristiane Porto e Edméa Santos
Editora: Editus, Santa Cruz, 208 páginas.
14 Miradas y escuchas sensibles del jugar en las primeras infancias (ISBN 978-84-18929-54-0)
Autores: Marcela Armus et al.
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 210 páginas.
15 Niñas, niños y adolescentes en tiempos de desamparo colectivo.
De la incertidumbre a la esperanza en salud mental y educación (ISBN 978-987-538-931-1)
Autores: Beatriz Janin
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 162 páginas.
16 “O que os pais vão falar?”: gênero, sexualidade e círculos dialógicos com educadoras
(ISBN 978-65-86383-73-7)
Autora: Fabiane Freire França
Editora: EdUEM, Maringá, 179 páginas.
17 Pedagogia social e educação ambiental:
pensamento e ação na educação da escola contemporânea (ISBN 978-65-997888-1-9)
Autora: Sandra Chistolini. Tradução: Maria da Graça Gomes de Pina
Editora: Cátedra UNESCO de Juventude, Brasília, 204 páginas.
18 Teatro-conversação na escola: o uso do teatro na conversação como mediador de conflitos na
educação (ISBN 978-655-858-092-8)
Autora: Libéria Rodrigues Neves
Editora: UFMG Editora, Belo Horizonte, 235 páginas.
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