Levantamento Bibliográfico 40

Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de setembro a dezembro de 2024, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.

1

Autolesiones y situaciones de suicidio en adolescentes. Una perspectiva clínica ampliada. Herramientas para intervenir desde las instituciones (ISBN 978-631-6603-11-1)

Autores: Daniel Korinfeld y Daniel Levy

Editora: Noveduc, Buenos Aires, 192 páginas.

 

2

A reforma do ensino médio: uma análise da trajetória em estados brasileiros (ISBN 978-65-251-7316-0)

Organizadores: Debora Cristina Jeffrey, Luis Enrique Aguilar e José Vitório Sacilotto

Editora: CRV, Curitiba, 184 páginas.

 

3

Diálogos contemporâneos em educação: da pluralidade às singularidades dos processos educativos (ISBN 978-65-5955-067-8)

Organizadores: Cinara Franco Rechico Barberena, João Henrique da Silva, Sheila Mangoli Rocha e João Paulino da Silva Neto

Editora: UFRR, Boa Vista, 443 páginas.

 

4

Educação e diversidade: múltiplas dimensões (ISBN 978-65-5630-679-7)

Organizadoras: Maria Cecilia de Paula Silva, Cristina d’Ávila e Giovana Zen

Editora: EDUFBA, Salvador, 168 páginas.

 

5

En la escuela no hay injusticias. Una etnografía de la Educación en Contextos de Encierro (ISBN 978-84-19830-61-6)

Autora: Gretel Schneider

Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 248 páginas.

 

6

Estudo psicanalítico sobre autolesão em adolescentes – Marcas da dor (ISBN 978652631038-0)

Autores: Francis Willian Bueno Lourenço e Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis

Editora: Juruá, Curitiba, 126 páginas.

 

7

Experiências de brincar e se movimentar nas infâncias (ISBN 978-65-5807-317-8)

Autora: Rochele R. Andreazza Maciel

Editora: EDUCS, Caxias do Sul, 164 páginas.

 

8

La escuela como refugio (ISBN 978-987-771-235-3)

Autora: Carina Kaplan

Editora: Homo Sapiens Ediciones, Rosario, 128 páginas.

 

9

La Inteligencia Artificial llegó a la escuela. Explorando con los chatbots en el aula (ISBN 978-631-660-308-1)

Autor: Mario Cwi

Editora: Noveduc, Buenos Aires, 240 páginas.

 

10

Observatório da vida estudantil: desigualdades e racismos: outras miradas (ISBN 978-65-5630-651-3)

Organizadoras: Rita de Cássia Nascimento Leite, Georgina Gonçalves dos Santos e Sônia Sampaio

Editora: EDUFBA, Salvador, 247 páginas.

 

11

Pesquisa com crianças: um olhar na perspectiva do Círculo de Bakhtin (ISBN 978-85-8404-429-0)

Autoras: Viviane Maria Alessi  Marynelma Camargo Garanhani

Editora: Hucitec, São Paulo, 132 páginas.

 

12

Saúde e Extensão Universitária à Distância conectando pessoas e saberes (ISBN 9786588636084)

Organizadores: Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Igor Martins Barbosa e Samuel Klippel Prusch

Editora: UFSM, Santa Maria, 202 páginas.

 

13

Tecendo resistências – Trincheiras contra violência policial (ISBN 9786555554564)

Autora: Francilene Gomes Fernandes

Editora: Cortez, São Paulo, 240 páginas.

 

14

Semillas de infancia en la escuela. Los diagnósticos de TEA bajo la lupa (de la inclusión a la convivencia) (ISBN 978-987-771-248-3)

Autor: Marcelo Rocha

Editorial: Homo Sapiens Ediciones, Rosario, 192 páginas.

 

15

Transgresiones sociales, adolescencias y resiliencia: reflexiones conceptuales y metodológicas para su estudio (ISBN 978-1-923074-39-2)

Organizadores: Ana Hernández Martín, Juliette Ortiz Gómez e Elaine Morales Chuco

Editora: Ocean Sur, La Habana, 80 páginas.

 

16

Trauma político y la transmisión transgeneracional del daño (ISBN 9789560018496)

Autores: María Isabel Castillo Vergara, Gloria Cruz Domínguez, Carla Fischer Canesa e Elena Gómez Castro.

Editora: Lom Ediciones, Santiago, 202 páginas.

 

17

Una segunda oportunidad (ISBN 978-9915-672-93-9)

ISBN: Eduardo Perotti

Editora: Fin de Siglo, Montevideo, 231 páginas.

Baixar PDF
do artigo completo