Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de setembro a dezembro de 2024, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.
1
Autolesiones y situaciones de suicidio en adolescentes. Una perspectiva clínica ampliada. Herramientas para intervenir desde las instituciones (ISBN 978-631-6603-11-1)
Autores: Daniel Korinfeld y Daniel Levy
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 192 páginas.
2
A reforma do ensino médio: uma análise da trajetória em estados brasileiros (ISBN 978-65-251-7316-0)
Organizadores: Debora Cristina Jeffrey, Luis Enrique Aguilar e José Vitório Sacilotto
Editora: CRV, Curitiba, 184 páginas.
3
Diálogos contemporâneos em educação: da pluralidade às singularidades dos processos educativos (ISBN 978-65-5955-067-8)
Organizadores: Cinara Franco Rechico Barberena, João Henrique da Silva, Sheila Mangoli Rocha e João Paulino da Silva Neto
Editora: UFRR, Boa Vista, 443 páginas.
4
Educação e diversidade: múltiplas dimensões (ISBN 978-65-5630-679-7)
Organizadoras: Maria Cecilia de Paula Silva, Cristina d’Ávila e Giovana Zen
Editora: EDUFBA, Salvador, 168 páginas.
5
En la escuela no hay injusticias. Una etnografía de la Educación en Contextos de Encierro (ISBN 978-84-19830-61-6)
Autora: Gretel Schneider
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 248 páginas.
6
Estudo psicanalítico sobre autolesão em adolescentes – Marcas da dor (ISBN 978652631038-0)
Autores: Francis Willian Bueno Lourenço e Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis
Editora: Juruá, Curitiba, 126 páginas.
7
Experiências de brincar e se movimentar nas infâncias (ISBN 978-65-5807-317-8)
Autora: Rochele R. Andreazza Maciel
Editora: EDUCS, Caxias do Sul, 164 páginas.
8
La escuela como refugio (ISBN 978-987-771-235-3)
Autora: Carina Kaplan
Editora: Homo Sapiens Ediciones, Rosario, 128 páginas.
9
La Inteligencia Artificial llegó a la escuela. Explorando con los chatbots en el aula (ISBN 978-631-660-308-1)
Autor: Mario Cwi
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 240 páginas.
10
Observatório da vida estudantil: desigualdades e racismos: outras miradas (ISBN 978-65-5630-651-3)
Organizadoras: Rita de Cássia Nascimento Leite, Georgina Gonçalves dos Santos e Sônia Sampaio
Editora: EDUFBA, Salvador, 247 páginas.
11
Pesquisa com crianças: um olhar na perspectiva do Círculo de Bakhtin (ISBN 978-85-8404-429-0)
Autoras: Viviane Maria Alessi Marynelma Camargo Garanhani
Editora: Hucitec, São Paulo, 132 páginas.
12
Saúde e Extensão Universitária à Distância conectando pessoas e saberes (ISBN 9786588636084)
Organizadores: Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Igor Martins Barbosa e Samuel Klippel Prusch
Editora: UFSM, Santa Maria, 202 páginas.
13
Tecendo resistências – Trincheiras contra violência policial (ISBN 9786555554564)
Autora: Francilene Gomes Fernandes
Editora: Cortez, São Paulo, 240 páginas.
14
Semillas de infancia en la escuela. Los diagnósticos de TEA bajo la lupa (de la inclusión a la convivencia) (ISBN 978-987-771-248-3)
Autor: Marcelo Rocha
Editorial: Homo Sapiens Ediciones, Rosario, 192 páginas.
15
Transgresiones sociales, adolescencias y resiliencia: reflexiones conceptuales y metodológicas para su estudio (ISBN 978-1-923074-39-2)
Organizadores: Ana Hernández Martín, Juliette Ortiz Gómez e Elaine Morales Chuco
Editora: Ocean Sur, La Habana, 80 páginas.
16
Trauma político y la transmisión transgeneracional del daño (ISBN 9789560018496)
Autores: María Isabel Castillo Vergara, Gloria Cruz Domínguez, Carla Fischer Canesa e Elena Gómez Castro.
Editora: Lom Ediciones, Santiago, 202 páginas.
17
Una segunda oportunidad (ISBN 978-9915-672-93-9)
ISBN: Eduardo Perotti
Editora: Fin de Siglo, Montevideo, 231 páginas.
do artigo completo