Resumo
Este artigo analisa criticamente o respeito de existir em diversidade sexual e de gênero de adolescentes e jovens que cometem atos infracionais, estudando os dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O trabalho abrange dez Levantamentos Anuais do Atendimento Socioeducativo (LAAS), publicados entre 2009 a 2023, além da única Pesquisa de Avaliação do Sinase, lançada em 2020. Embora as normas técnicas enfatizem a importância de abordar e reconhecer essa diversidade, há uma evidente dissincronia entre o que é estabelecido e o que é executado nas gestões e nos serviços socioeducativos. Essa lacuna reflete em um apagamento, evidenciando uma crescente deslegitimação dos direitos humanos e sociais, comprometendo a garantia desses direitos aos adolescentes e jovens dissidentes da cisgeneridade e/ou da heterossexualidade atendidos(as) nos programas socioeducativos.
Resumen
Este artículo analiza críticamente el respeto a la existencia en diversidad sexual y de género de adolescentes y jóvenes que cometen actos infractores, estudiando los datos del Ministerio de Derechos Humanos y Ciudadanía (MDHC) sobre el Sistema Nacional de Atención Socioeducativa (Sinase). El trabajo abarca diez Levantamientos Anuales de Atención Socioeducativa (LAAS), publicados entre 2009 y 2023, además de la única investigación nacional de evaluación del Sinase, publicada en 2020. Aunque las normativas técnicas enfatizan la importancia de abordar y reconocer esta diversidad, existe una evidente disincronía entre lo que se establece y lo que se implementa en las gestiones y en los servicios socioeducativos. Esta brecha refleja un borramiento que evidencia una creciente deslegitimación de los derechos humanos y sociales, comprometiendo la garantía de estos derechos para los adolescentes y jóvenes disidentes de la cisgeneridad y/o heterosexualidad atendidos en los programas socioeducativos.
Abstract
This article critically analyzes the respect for sexual and gender diversity among adolescents and young people who commit infractions, examining data from the Ministry of Human Rights and Citizenship (MDHC) on the National System of Socio-Educational Services (Sinase). The study covers ten Annual Surveys on Socio-Educational Services (LAAS), published between 2009 and 2023, in addition to the only Evaluation Research on Sinase, released in 2020. Although technical guidelines emphasize the importance of addressing and recognizing this diversity, there is an evident disconnect between what is established and what is implemented in the management and socio-educational services. This gap reflects an erasure, revealing a growing delegitimization of human and social rights, thereby compromising the guarantee of these rights for adolescents and young people who are cisgender and/or heterosexuality dissidents served in socio-educational programs.
Data de recebimento: 13/01/2025
Data de aprovação: 01/05/2025
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