Resumo
O presente trabalho é resultado de duas pesquisas que tiveram o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) como campo. Historicamente comprometida com o enfrentamento da desnutrição infantil, a instituição atualmente contempla a noção de desenvolvimento infantil de uma forma ampliada, incluindo o núcleo familiar em suas intervenções, juntamente com estratégias de quebra de ciclos intergeracionais de pobreza. Dessa forma, a instituição passa a trabalhar com a noção de que os cuidados parentais são fundamentais ao desenvolvimento da criança. No entanto, essa tarefa é complexificada nas situações em que as famílias estão constantemente envolvidas em questões cruciais para a garantia da própria sobrevivência, sendo necessário pensar nas trocas intersubjetivas quando envolvem problemáticas de gênero, racialidade e vulnerabilidade psicossocial. Através de uma vinheta clínica, objetiva-se demonstrar como o conhecimento técnico e especializado pode restringir as razões explicativas dos fenômenos que atravessam a infância sob uma lógica de responsabilização individual que recai na figura materna. Palavras-chave: vulnerabilidade social, psicanálise, saúde materno-infantil, infância.
Resumen
Este trabajo presentase como el resultado de dos investigaciones hechas en el ámbito del Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Desde el punto de vista histórico esta institución estuvo comprometida con el combate a la desnutrición infantil. Actualmente plantea la noción de desarrollo infantil de manera ampliada, incluyendo al núcleo familiar en sus intervenciones, junto con estrategias que visan romper los retos involucrados en la repetición de ciclos intergeneracionales de la pobreza. Por este logro, la institución empieza a trabajar con la noción al respecto que el cuidado de la pareja es fundamental para el desarrollo de los críos. Sin embargo, esta tarea se vuelve más compleja en situaciones en las que las familias están constantemente involucradas en cuestiones cruciales para garantizar su propia supervivencia, siendo necesario pensar en los intercambios intersubjetivos cuando involucranse cuestiones de género, racialidad y vulnerabilidad psicosocial. A través de una viñeta clínica, tenemos la intención de demostrar la forma cómo el conocimiento técnico y especializado puede restringir las razones explicativas de los fenómenos que corren a través de la infancia bajo la lógica de la responsabilidad individual que en general se pone frente a la figura materna.
Abstract
The work is the result of two research projects conducted in the Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Historically active in the fight against child malnutrition, IPREDE started to consider the notion of child development in a more general way, including the family in its interventions as well as strategies to break intergenerational cycles of poverty. In this matter, the institution begins to work with the notion that parental care is fundamental to child development. However, the application of this new concept becomes complex in situations where families are constantly facing fundamental problems, like guaranteeing their survival. In these situations, it is necessary to think about intersubjective exchanges including issues such as gender, racial and psychosocial vulnerability. Through a clinical vignette, we intend to show that technical and specialized knowledge often delimits the explanatory reasons for the phenomena that involve childhood under a logic of individual responsibility that falls on the mother figure.
Data de recebimento: 28/03/2022
Data de aprovação: 04/10/2022
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