Representações sociais de adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.62672
  • Jardelson Rocha Oliveira
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil
  • Michelle Araújo Moreira
    Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender como ocorrem as representações sociais de adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva. Para isso, fez-se um estudo intervencionista, qualitativo e exploratório, ancorado na Teoria das Representações Sociais, realizado em uma escola pública da Bahia, com 28 estudantes. A coleta dos dados ocorreu por meio das técnicas de entrevista semiestruturada e grupo focal, analisadas por técnica de análise de conteúdo temático. As representações sociais dos adolescentes versaram sobre as mudanças corporais dessa fase, conceitos atribuídos à identidade de gênero e orientação sexual, a importância do sexo e da primeira relação sexual e o autocuidado através da importância atribuída aos preservativos e à contracepção hormonal. Identificou-se a necessidade de intervenção profissional no ambiente escolar para preencher as lacunas na promoção da saúde sexual e reprodutiva das(os) adolescentes.

  • saúde sexual
  • reprodutiva
  • saúde do adolescente
  • representações sociais
  • enfermagem

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo ocurren las representaciones sociales de adolescentes sobre la salud sexual y reproductiva. Para ello, se realizó un estudio intervencionista, cualitativo y exploratorio, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales, llevado a cabo en una escuela pública de Bahía, con 28 estudiantes. La recolección de datos se realizó mediante técnicas de entrevista semiestructurada y grupo focal, analizadas a través de la técnica de análisis de contenido temático. Las representaciones sociales de los adolescentes abordaron los cambios corporales propios de esta etapa, los conceptos atribuidos a la identidad de género y orientación sexual, la importancia del sexo y de la primera relación sexual, y el autocuidado a través de la importancia atribuida a los preservativos y la anticoncepción hormonal. Se identificó la necesidad de intervención profesional en el entorno escolar para llenar las lagunas en la promoción de la salud sexual y reproductiva de los adolescentes.

  • salud sexual y reproductiva
  • salud del adolescente
  • representaciones sociales
  • enfermería

Abstract

This study aims to understand how adolescents' social representations of sexual and reproductive health are constructed. To achieve this, an interventionist, qualitative, and exploratory study was conducted, anchored in the Theory of Social Representations, in a public school in Bahia, Brazil, involving 28 students. Data collection was carried out through semi-structured interviews and focus group techniques, analyzed using thematic content analysis. Adolescents' social representations addressed the bodily changes typical of this phase, concepts related to gender identity and sexual orientation, the importance of sex and the first sexual experience, and self-care, emphasizing the role of condoms and hormonal contraception. The study identified the need for professional intervention in the school environment to bridge gaps in the promotion of adolescents' sexual and reproductive health.

  • sexual and reproductive health
  • adolescent health
  • social representations
  • nursing

Data de recebimento: 02/02/2024

Data de aprovação: 27/05/2024

Baixar PDF
do artigo completo
  • Jardelson Rocha Oliveira

    Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Brasil. Enfermeiro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas – Bahia, Brasil.

  • Michelle Araújo Moreira

    Pós-doutora em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Mestre em Enfermagem, Sanitarista, Pré-natalista, Enfermeira Obstétrica, Professora Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil.