Singularidades do tornar-se etnógrafo a partir de uma etnografia com crianças indígenas

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.44091
  • Luciano Silveira Coelho
    Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este artigo pretende discutir as singularidades da pesquisa etnográfica com crianças e discute as nuances da aprendizagem do método etnográfico. Tais questões são fruto de uma pesquisa de mestrado realizada com as crianças Pataxó em uma das aldeias dessa etnia, nas proximidades da cidade de Carmésia, em Minas Gerais, Brasil. O propósito deste estudo foi revelar os processos de sociabilidade e aprendizagem dessas crianças em suas vivências cotidianas. Ao debruçar-se sobre essas aprendizagens, pôde dar-se conta das aprendizagens nas quais o pesquisador também estava envolvido. Assim como as crianças Pataxó, o investigador não precisou de alguém que deliberadamente pretendesse ensinar-lhe o fazer etnográfico. Apesar das leituras imprescindíveis e incessantes buscas por fontes de aprendizado do método, a assunção desse saber se concretiza na relação simbiótica e imprevisível entre o pesquisador e o campo. Neste texto, compartilham-se alguns pensamentos sobre o tornar-se etnógrafo fazendo etnografia com crianças.

• etnografia
  • infância
  • aprendizagem

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir las singularidades de la investigación etnográfica con niños y discute los matices del aprendizaje del método etnográfico. Estas preguntas son el resultado de una investigación de maestría realizada con niños Pataxó en uno de los pueblos de esta etnia, cerca de la ciudad de Carmésia, en Minas Gerais, Brasil. El propósito de este estudio fue revelar la sociabilidad y los procesos de aprendizaje de estos niños en sus vivencias diarias. Al observar estos aprendizajes, pudo darse cuenta de los aprendizajes en los que también estaba involucrado el investigador. Como los niños Pataxó, el investigador no necesitaba a alguien que pretendiera deliberadamente enseñarle a hacer etnografía. A pesar de las lecturas imprescindibles y la incesante búsqueda de fuentes para el aprendizaje del método, la asunción de este conocimiento se materializa en la relación simbiótica e impredecible entre el investigador y el campo. En este texto, compartimos algunas reflexiones sobre cómo convertirse en etnógrafo, hacer etnografía con niños. Palabras clave:

• etnografía
  • infancia
  • aprendizaje

Abstract

This article aims to discuss the singularities of ethnographic research with children and discusses the nuances of learning the ethnographic method. These questions are the result of a master's research conducted with the Pataxó children in one of the villages of this ethnic group, near the city of Carmésia, Minas Gerais, Brazil. The purpose of this study was to reveal the sociability and learning processes of these children in their daily experiences. By addressing these learnings, it was possible to realize the learnings in which the researcher was also involved. Such as the Pataxó children, the researcher did not need someone who deliberately intended to teach him how to do ethnography. Despite the indispensable readings and incessant searching for learning sources of the method, the assumption of this knowledge materializes in the symbiotic and unpredictable relationship between the researcher and the field. In this text, we share some thoughts on becoming an ethnographer, doing ethnography with children.

• ethnography
  • childhood
  • learning

Data de recebimento: 06/01/2021

Data de aprovação: 18/02/2022

Baixar PDF
do artigo completo
  • Luciano Silveira Coelho

Mestre em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Doutorando em Educação (UFMG). Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil, e líder do grupo de pesquisa Ciranda.