Avaliação por pares

É uma condição para publicação do manuscrito submetido à DESIDADES que o mesmo não tenha sido publicado e, ou, não seja simultaneamente submetido a outro veículo de divulgação.

O processo de avaliação de manuscritos é feito de acordo com as etapas seguintes:

1ª etapa de avaliação

Após a submissão, os manuscritos são avaliados quanto à adequação às normas aqui especificadas (Normas para Publicação). Nessa etapa, conduzida pela Equipe Editorial, são conferidos todos os itens explicitados para a preparação do manuscrito, bem como o preenchimento completo dos metadados da submissão. Quando houver equívocos, os autores serão notificados e a submissão será arquivada.

Ainda nessa etapa, as Editoras  realizam a avaliação de relevância do manuscrito para o campo da infância e juventude, adequação ao escopo da revista e qualidade geral do texto.

2ª etapa de avaliação

Os manuscritos aprovados na etapa anterior são acompanhados pela equipe de editoras da DESIDADES que se responsabiliza pela designação de avaliadores ad-hoc. As submissões são encaminhadas para avaliação por pares preservando-se a identidade dos autores/as e consultores/as (double blind review). Em casos de controvérsia entre os pareceres dos dois avaliadores, um terceiro será consultado. A Equipe Editorial se reserva o direito de propor modificações que venham a contribuir com a clareza do texto e/ou com a agilidade do processo editorial.

Os pareceres emitidos pelos/as consultores/as contêm justificativas de modo a encaminhar,

  • i) a aprovação para publicação sem alterações,
  • ii) a aprovação para publicação com recomendações de alterações,
  • iii) a recomendação de re-submissão e
  • iv) a não recomendação de publicação.

Às editoras, após a apreciação das versões reformuladas, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. Os/as autores/as serão informados/as de todas as etapas.

Os/as autores/as não são submetidos/as à cobrança de taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos (APC).

Orientações para avaliadores/as e autores/as

Avaliadores/as

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.

As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. Quando há potencial conflito de interesse, o/a avaliador/a deve informar aos editores, caso em que se buscará outro/a consultor/a. A avaliação deve estar atenta a possíveis irregularidades, tais como: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.

Autores/as

A indicação de autoria em um artigo científico se remete às seguintes condições:

  • 1. A de contribuir intelectual, direta e substancialmente na concepção do processo de pesquisa (desenvolvimento da questão de pesquisa, obtenção, análise ou interpretação dos dados apresentados);
  • 2. A de participar ativamente na construção das versões anteriores do artigo;
  • 3. A de responsabilizar-se pela autoria.

O(s) autor(es) deve(m) declarar a  existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no sistema durante o processo de  submissão.