É uma condição para publicação do manuscrito submetido à DESIDADES que o mesmo não tenha sido publicado e, ou, não seja simultaneamente submetido a outro veículo de divulgação.
O processo de avaliação de manuscritos é feito de acordo com as etapas seguintes:
1ª etapa de avaliação
Após a submissão, os manuscritos são avaliados quanto à adequação às normas aqui especificadas (Normas para Publicação). Nessa etapa, conduzida pela Equipe Editorial, são conferidos todos os itens explicitados para a preparação do manuscrito, bem como o preenchimento completo dos metadados da submissão. Quando houver equívocos, os autores serão notificados e a submissão será arquivada.
Ainda nessa etapa, as Editoras realizam a avaliação de relevância do manuscrito para o campo da infância e juventude, adequação ao escopo da revista e qualidade geral do texto.
2ª etapa de avaliação
Os manuscritos aprovados na etapa anterior são acompanhados pela equipe de editoras da DESIDADES que se responsabiliza pela designação de avaliadores ad-hoc. As submissões são encaminhadas para avaliação por pares preservando-se a identidade dos autores/as e consultores/as (double blind review). Em casos de controvérsia entre os pareceres dos dois avaliadores, um terceiro será consultado. A Equipe Editorial se reserva o direito de propor modificações que venham a contribuir com a clareza do texto e/ou com a agilidade do processo editorial.
Os pareceres emitidos pelos/as consultores/as contêm justificativas de modo a encaminhar,
- i) a aprovação para publicação sem alterações,
- ii) a aprovação para publicação com recomendações de alterações,
- iii) a recomendação de re-submissão e
- iv) a não recomendação de publicação.
Às editoras, após a apreciação das versões reformuladas, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. Os/as autores/as serão informados/as de todas as etapas.
Os/as autores/as não são submetidos/as à cobrança de taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos (APC).
Orientações para avaliadores/as e autores/as
Avaliadores/as
A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. Quando há potencial conflito de interesse, o/a avaliador/a deve informar aos editores, caso em que se buscará outro/a consultor/a. A avaliação deve estar atenta a possíveis irregularidades, tais como: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.
Autores/as
A indicação de autoria em um artigo científico se remete às seguintes condições:
- 1. A de contribuir intelectual, direta e substancialmente na concepção do processo de pesquisa (desenvolvimento da questão de pesquisa, obtenção, análise ou interpretação dos dados apresentados);
- 2. A de participar ativamente na construção das versões anteriores do artigo;
- 3. A de responsabilizar-se pela autoria.
O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no sistema durante o processo de submissão.