Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Março à Junho de 2018 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.
1
A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas (978-85-7496-413-3)
Autoras: Lígia Márcia Martins e Ana Carolina Galvão Marsiglia
Editora: Autores Associados, Campinas, 272 páginas.
2
A cultura material nas (sub) culturas juvenis: Do DIY às trocas digitais (ISBN 9788574789163)
Organizadoras: Cláudia Pereira e Joana Beleza
Editora: PUC –Rio, Rio de Janeiro, 160 páginas.
3
A extensão universitária no protagonismo e na qualificação da formação do estudante (ISBN 978-85-523-0029-8)
Autores: Bernadete Maria Dalmolin, Giovana Henrich e Lísia Rodigheri Godinho
Editora: UPF, Passo Fundo, 262 páginas.
4
A Sala de Aula Inovadora (ISBN 9788584291199)
Autores: Fausto Camargo e Thuinie Daros
Editora: Penso, Porto alegre, 144 páginas.
5
Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa (ISBN 978-85-7600-488-2)
Autores: José Carlos Rothen e Andréia da Cunha Malheiros Santana
Editora: EDUFSCAR, São Carlos, 207 páginas.
6
A linguagem da exclusão e inclusão social na escola (ISBN 9788555710247)
Autora: Sueli Sales Fidalgo
Editora: Unifesp, São Paulo, 272 páginas.
7
Dialogando com a inclusão e EJA (978-85-232-1688-7)
Organizadores: Patrícia Carla da Hora Correia, Tânia Regina Dantas e Leliana Santos de Sousa
Editora: Edufba, Salvador, 261 páginas.
8
Educação e Etnicidade: diálogos interdisciplinares (978-85-237-1294-5)
Organizadores: Ana Cristina Silva Daxenberger, Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho e Magna Lúcia da Silva
Editora: UFPB, João Pessoa, 197 páginas.
9
Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola (ISBN 978-85-425-0588-7)
Aguinaldo Cesar Surdi
Editora: EDUFRN, Natal, 246 páginas.
10
Educación y transformación social en/de Haití a la luz, de la pedagogía obrera, de Frantz Fanon (ISBN 978-987-722-332-3)
Autores: Prospere Renel y Arnaldo Nogaro
Editora: Mercado de Letras, Buenos Aires, 88 páginas.
11
Educar en el feminismo (ISBN 9788417114503)
Autora: Iria Marañón
Editora: Plataforma – Colofón, México, D. F., 272 páginas.
12
Educar na diversidade: travessias interdisciplinares (ISBN 978-85-232-1686-3)
Organizadores: Ana Lúcia Gomes da Silva e Jerônimo Jorge Cavalcante Silva
Editora: Edufba, Salvador, 287 páginas.
13
Ensino médio: impasses e dilemas (ISBN 978-85-62258-24-4)
Autores: Candido Alberto Gomes, Ivar César Oliveira de Vasconcelos e Silvia Regina dos Santos Coelho
Editora: SBEC, Brasília, 240 páginas.
14
¿De quién es la culpa? (ISBN 978-987-693-743-6)
Autora: Lyliam Kunzi
Editora: CICCUS, Buenos Aires, 144 páginas.
15
Fuego, meteoritos y elefantes. Cruzando fronteras en educación infantil (ISBN 978-84-17133-19-1)
Autora: Concepción Sánchez Blanco
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 240 páginas.
16
Hiperniños: ¿Hijos perfectos o hipohijos? (ISBN 9788417114596)
Autora: Eva Millet
Editora: Plataforma – Colofón, México, D. F., 152 páginas.
17
Infâncias em devir: ensaios e pesquisas (ISBN 9788576174547)
Organizadores: Lilia Ferreira Lobo e Débora Augusto Franco
Editora: Garamond, Rio de Janeiro, 348 páginas.
18
Niñez intermedia en contextos educativos (ISBN 978-9968-48-668-2)
Autoras: Carolina Quirós Ferlini y Marcela Sanabria Hernández
Editora: UNED, Costa Rica, 320 páginas.
19
Os desafios do ensino médio (ISBN 978-85-225-2019-0)
Organizadores: Marieta De Moraes Ferreira e José Henrique Paim
Editora: FGV, Rio de janeiro, 244 páginas.
20
Panorama das políticas de educação infantil no Brasil (ISBN 978-85-7652-225-6)
Autora: Beatriz de Oliveira Abuchaim
Editora: UNESCO, Brasília, 115 páginas.
21
Políticas de inclusión educativa. La evaluación del impacto de algunas experiencias en argentina (ISBN 978-84-17133-23-8)
Coordenadoras: Zulma Perassi y Viviana Macchiarola.
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 192 páginas.
22
Prácticas de evaluación de aprendizaje en el aula en las escuelas de educación indígena y comunitaria en el sureste de México (ISBN 978-84-17133-22-1)
Autor: Jorge Enrique Horbath Corredor
Editora: Miño y Dávila, Buenos Aires, 228 páginas.
23
Poesia (cabe) na Escola:por uma educação poética (ISBN 978-85-8001-229-3)
Organizadoras: Eliane Debus, Jilvania Lima dos Santos Bazzo e Nelita Bortolotto,
Editora: EDUFCG, Campina Grande, 208 páginas.
24
Trincheiras, Resistências e Utopias Pedagógicas: Escolas alternativas em Curitiba durante a Ditadura Militar (ISBN 9788584800971)
Autora: Maria Rosa Chaves Kunzle
Editora UFPR, Curitiba, 164 páginas.
25
Videogame e violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo (ISBN 9788520013694)
Autor: Salah H. Khaled Jr.
Editora: Civilização Brasileira, Rio de janeiro, 476 páginas.
26
WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons (ISBN 978-85-232-1668-9)
Organizadores: Cristiane Porto, Kaio Eduardo Oliveira e Alexandre Chagas
Editora: UESC, Ilhéus, 302 páginas.