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Bullying e associação de comportamentos de risco entre adolescentes da Região Norte: um estudo a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015.

Conclusão

A prevalência de adolescentes do 9º ano que vivenciaram o bullying na região norte foi de 4,3%. Quanto aos que eram vítimas e perpetradores do bullying, revelou-se a prevalência de 2,0%. E sobre aqueles que praticam bullying, denominados como perpetradores, a prevalência foi de 15,9%.

Por outro lado, ao realizar a associação de comportamentos de risco entre adolescentes, concluiu-se que o fenômeno bullying, em especial do tipo verbal, os expôs a condições susceptíveis aos riscos e vulnerabilidades, como uso abusivo de álcool e outras drogas, tabagismo e práticas de relações sexuais sem preservativo. Por sua vez, destaca-se que essas condições estão atreladas, em grande maioria, aos perpetradores do bullying verbal.

Chamou atenção, neste estudo, que perpetradores do bullying verbal foram em sua maioria do sexo masculino. No ambiente escolar, esses adolescentes assumiram mais comportamentos de risco à saúde e vulnerabilidades, tais como alimentação não saudável regular, consumo de álcool, drogas, tabaco, relação sexual sem preservativo e sedentarismo.

Apreende-se que o contexto escolar brasileiro, em especial da região norte, continua sendo um espaço de (re)produção da violência e que a escola não é a única responsável por essa prática, pois se trata de um fenômeno complexo, dinâmico, multifacetado e multicausal, com raízes também em questões de ordem macrossociais, econômicas e sociocultural.

As limitações deste estudo estão relacionadas ao seu desenho transversal, que não permite estabelecer relações de causa e efeito. Além disso, pode ter ocorrido viés de memória em algumas das questões relacionadas ao questionário. Sob outra perspectiva, os resultados deste estudo nos permitem conclamar a importância de criação de políticas públicas que fortaleçam intervenções nas escolas com temas sobre violências interpessoais, gênero, promoção da cidadania e educação em saúde. É indispensável que adolescentes tenham possibilidades de desenvolvimento, no que diz respeito às relações sociais e à atuação cidadã crítica nos contextos em que vivem. Considera-se que a educação em direitos humanos é um desses caminhos para a potencialização da capacidade dos adolescentes, de modo que possam ser protagonistas de mudança social e construtores de sua história, do cuidado de si e do outro, além de implicados com o bem-estar social e respeito às diferenças.

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Resumo

Objetivou-se identificar a prevalência do bullying e a associação de comportamentos de risco entre adolescentes da Região Norte a partir dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada em 2015. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa com 23.777 adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas da região Norte. Utilizou-se a regressão multinomial e análise do modelo estereótipo para verificar a associação das variáveis, o nível de significância adotada foi 5%. Observou-se que a prevalência de adolescentes vitimados pelo bullying verbal foi de 4,3%; a de perpetradores foi de 15,9% e aqueles que eram vítimas e perpetradores do bullying, 2,0%. Os adolescentes perpetradores de bullying apresentaram três vezes maior chance de adotarem três (OR=3,22; IC95% 1,35–7,69) e quatro vezes maior chance de adotarem quatro (OR=4,04; IC95% 1,69–9,66) comportamentos de risco simultâneos. Conclui-se que os adolescentes da região norte que perpetraram o bullying assumiram mais comportamentos de risco à saúde.

Palavras-chaves: adolescente, comportamento de risco à saúde, bullying.

Bullying y asociación de conductas de riesgo en adolescentes de la Región Norte: estudio basado en la Encuesta Nacional de Salud Escolar, 2015.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo identificar la prevalencia del bullying y la asociación de conductas de riesgo entre los adolescentes de la Región Norte sobre la base de los resultados de la Encuesta Nacional de Salud Escolar realizada en 2015. Se trata de un estudio transversal, con un enfoque cuantitativo con 23.777 adolescentes matriculados en escuelas públicas y privadas de la región Norte. La regresión multinomial y el análisis del modelo de estereotipos se utilizaron para verificar la asociación de variables, el nivel de significancia adoptado fue del 5%. Se observó que la prevalencia de adolescentes víctimas de bullying verbal fue del 4,3%; los autores fueron del 15,9% y los que fueron víctimas y autores del bullying en un 2,0%. Los adolescentes que fueron acosados tenían tres veces más probabilidades de adoptar tres (OR 3,22; IC95% 1,35–7,69) y cuatro veces más probabilidades de adoptar cuatro (OR-4,04; IC95% 1,69–9,66) comportamientos de riesgo simultáneos. Se concluyó que los adolescentes de la región septentrional que perpetraron el bullying asumieron más conductas de riesgo para la salud.

Palabras clave: adolescente, comportamiento de riesgo de salud, bullying.

Bullying and association of risk behaviors among adolescents in the Northern Region: a study based on the National School Health Survey, 2015.

Abstract

This study aimed to identify the prevalence of bullying and the association of risk behaviors among adolescents in the Northern Region based on the results of the National School Health Survey conducted in 2015. This is a cross-sectional study, with a quantitative approach with 23,777 adolescents enrolled in public and private schools in the North region. Multinomial regression and stereotype model analysis were used to verify the association of variables, the level of significance adopted was 5%. It was observed that the prevalence of adolescents victimized by verbal bullying was 4.3%; perpetrators was 15.9% and those who were victims and perpetrators of bullying 2.0%. Adolescents who were bullied were three times more likely to adopt three (OR=3.22; CI95% 1.35–7.69) and four times more likely to adopt four (OR=4.04; CI95% 1.69–9.66) simultaneous risk behaviors. It was concluded that adolescents from the northern region who perpetrated bullying assumed more health risk behaviors.

Keywords: teen, health risk behavior, bullying.

Data de recebimento/Fecha de aceptación: 30/09/2020
Data de aprovação/Fecha de aprobación: 12/01/2021

Renata Ferreira dos Santos rfdsantos@uea.edu.br

Doutora em Saúde Coletiva (UERJ), Brasil. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Brasil. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas e enfermeira assistencial do Instituto de Intensivista do Amazonas (IETI), Brasil. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Epidemiológicos com população Amazônica (LAEP-UEA), Brasil. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Neonato, Criança e do Adolescente.

Eliseu Verly Junior eliseujunior@gmail.com

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, Brasil; mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Com experiência em análise de banco de dados e trabalhos de campo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da UERJ, Brasil; Procientista (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Brasil.