Temas em Destaque
-
Dinâmicas transnacionais em tempos de internet: jovens, mobilização e apropriação do Facebook na Colômbia e no Brasil
Muito se fala hoje sobre as formas diferentes de fazer política por parte dos jovens, principalmente da sua apropriação maciça dos recursos tecnológicos e das redes sociais. Neste artigo, a pesquisadora colombiana Liliana Galindo Ramírez, socióloga, Mestre em Sociologia Cultural pela Universidade Nacional da Colômbia, discute duas situações empíricas: o movimento estudantil colombiano e o movimento Ocupa Sampa, no Brasil, ambos ocorridos em 2011. A pesquisadora se propõe ir além da compreensão mais usual sobre a utilização das tecnologias digitais na vida contemporânea dos jovens, instigando-nos a considerá-las em um duplo registro analítico que justapõe processos online e off-line na produção de sujeitos e da ação coletiva. Leia mais.
-
Mãe social: a construção de um paradigma de cuidado materno nos espaços de acolhimento institucional
O nome mãe social revela a hibridez de sua significação e ambiguidade de sua função. Âmbitos privado e coletivo, instinto materno e exercício profissional, se entrelaçam às práticas de correção e proteção que permeiam a atividade de mulheres que se propõem a ocupar esse lugar no acolhimento institucional de crianças e jovens.
Essas questões, desenvolvidas neste artigo por Daniela Ramos de Oliveira, Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Anna Paula Uziel, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, resultam de pesquisa realizada em um Centro Integrado de Ensino Público – CIEP, na cidade do Rio de Janeiro, local em que havia abrigos com mãe social. Leia mais. -
A dinâmica intergeracional entre jovens e adultos em uma organização de trabalho cubana
Neste artigo, Yoana Batista Jiménez, pesquisadora do grupo Cambio Humano do Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS), Havana, Cuba, licenciada em Psicologia pela Facultad de Psicología da Universidad de la Habana, descreve os resultados de uma pesquisa realizada em uma organização de trabalho cubana, pertencente ao campo da ciência. A demanda principal foi o estudo do ambiente de trabalho, em virtude da preocupação com a flutuação da equipe, em especial os/as jovens. Em sua pesquisa, o tema das relações entre as gerações aparece como uma das questões controversas e geradoras de desconforto para os/as trabalhadores/as e/ou diretores/as, especialmente para as gerações extremas, adultos mais velhos e jovens, representados pelos grupos compostos por pessoas de 18 a 35 anos e de mais de 60 anos. Para a autora, os resultados ali encontrados refletem, ainda que em escala menor, fenômenos sociais que dizem respeito a um contexto mais amplo. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay.
-
“Con voces propias: miradas juveniles contemporáneas en San Luis”, de Graciela Castro (Comp.).
-
“Cena cosplay: comunicação, consumo, memória nas culturas juvenis”, de Mônica Rebecca Ferrari Nunes (Org.).
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Junho à Setembro de 2016 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.