Temas em Destaque
-
“É o preço de um almoço”: sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no sertão do Pajeú pernambucano - Brasil
A frase “É o preço de um almoço”, em destaque no título do artigo, não trata de uma metáfora. Sua literalidade aponta para o submundo da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes – ESCCA, ocorridas nas estradas e rodovias do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, Brasil. Verbalizada por um dos caminhoneiros participantes da pesquisa realizada por Marjorie Thaynnan Pereira da Silva, Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Serra Talhada, Pernambuco, Brasil; Epitácio Nunes de Souza, Doutorando em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil; e Normando José Queiroz Viana, Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil, a frase retrata a percepção de um universo onde a exploração sexual é vista como resultado da condição de pobreza, salientando que quanto mais pobre a região do país, mais barato se paga pelos serviços sexuais “oferecidos” por crianças e adolescentes, onde o valor pago, muitas vezes, “equivale ao preço de um almoço”. Leia mais.
-
Risco e vulnerabilidade: pontos de convergência na produção brasileira sobre juventudes
Neste artigo as autoras Daniele Jesus Negreiros, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, Isadora Dias Gomes, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil, e Verônica Morais Ximenes, Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil, propõem examinar as articulações teóricas e conceituais associadas às categorias de risco e vulnerabilidade nos estudos sobre juventudes. Para as pesquisadoras, a prevalência da conjugação dessas temáticas revela tanto o olhar mais sensível do pesquisador para segmentos da população juvenil submetidos a condições de vida socialmente vulneráveis, quanto levanta um alerta para a possibilidade de naturalização da associação entre juventude, risco e vulnerabilidade. Nesse sentido buscaram levantar alguns pontos de convergência e distanciamento entre as três categorias, considerando as diferentes concepções de vulnerabilidade e de risco. As pesquisadoras realizaram um levantamento das produções científicas nacionais em Psicologia, no período de 2000 a 2015, no Portal de Periódicos CAPES, onde foram selecionados 17 artigos usando o descritor conjugado “juventude e vulnerabilidade”, e 26 artigos usando o descritor “juventude e risco”. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
"Entre a escola e a casa de reza: infância, cultura e linguagem na formação de professores indígenas guarani," de Domingos Nobre
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Dezembro à Março de 2018 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.