Temas em Destaque
-
Maternidade adolescente no contexto das ruas
A ida de crianças e adolescentes para as ruas frequentemente representa um sinal extremo e um pedido de socorro que antes não foi ouvido ou efetivamente reconhecido, ação esta que pode ser entendida como uma busca por outras possibilidades de vida e, em alguns casos, como uma estratégia de autoproteção. Mas a experiência de vida nas ruas traz outros aspectos que antagonizam com esses propósitos. Episódios de violações de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes em situação de rua são comuns nos grandes centros urbanos. Destacando-se nesse contexto, como um segmento que enfrenta desafios ainda mais complexos e interseccionais, encontram-se adolescentes que vivem a maternidade nas ruas. Frequentemente elas são alvos de várias formas de violência, criminalização e práticas higienistas, como o recolhimento compulsório e institucionalização em estabelecimentos que não as protegem de fato. Esses são alguns dados trazidos pelo estudo desenvolvido por Irene Rizzini, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brasil , e Renata Mena Brasil do Couto, Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil, Pesquisadoras do Centro Internacional de Estudos sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) – Brasil. Leia mais.
-
Violência e namoro na adolescência: uma revisão de literatura
Neste artigo as autoras Thais Afonso Andrade, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) - Brasil e Albenise de Oliveira Lima, Doutora em Saúde e Família pela Universidade de Deusto, Espanha, pesquisadoras do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre as Juventudes (NEPEJ/UNICAP) – Brasil, propõem analisar a produção científica sobre a violência no namoro entre adolescentes, contemplando estudos publicados no idioma português e espanhol no período que compreende os anos de 2006 a 2016. Vista como um problema de saúde pública por apresentar consequências a curto e longo prazo para o/a adolescente, como depressão, ansiedade, abuso de álcool e drogas, dentre outros, a violência no namoro, é ainda, segundo as autoras, um fenômeno pouco estudado no Brasil quando comparado à produção da literatura internacional sobre a temática. Leia mais.
-
As principais violações de direitos de crianças e adolescentes em Heliópolis - São Paulo/Brasil
A comunidade de Heliópolis, localizada no distrito de Sacomã na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP) – Brasil, destacada por ser uma das maiores favelas da cidade, constituiu-se como foco de pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores da área de psicologia oriundos da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo. O objetivo do estudo foi compreender de que modo as crianças e adolescentes da regiãotêm sido atingidos pelo processo de exclusão social e violação dos direitos sociais básicos. Os pesquisadores utilizaram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como referência e efetuaram entrevistas semiestruturadas com os profissionais que trabalhavam no atendimento direto às crianças e adolescentes da região. Assinam o artigo Adriana Rodrigues Domingues, Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Brasil, docente no curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP e Adriana Fernandes Lellis Pereira, Ana Carolina de Oliveira, Cristina Gonçalves de Abrantes, Tiago Henrique Cardoso, Vanessa Alice de Moura, psicólogas/o Graduadas/o pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
"O governo dos meninos: liberdade tutelada e medidas socioeducativas", de Sara Regina Munhoz
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Março à Junho de 2018 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.