Temas em Destaque
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Desafios à circulação de jovens mulheres na cidade do Recife
Este artigo problematiza a circulação de jovens mulheres periféricas pelos bairros do Recife e busca compreender como elas se relacionam com o contexto urbano. Como referencial teórico-metodológico, as autoras Jaileila Araújo Menezes, Débora Carla Pereira Calado e Juliana Catarine Barbosa Silva, pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL/UFPE) - Brasil utilizaram o debate feminista pós-estrutural e a interseccionalidade para abordar as categorias de articulação que colaboram na compreensão dos desafios de circulação na cidade. Nas oficinas e entrevistas realizadas, as jovens participantes evidenciaram um contexto urbano que dificulta os trajetos de pessoas pobres, não garante direitos básicos como o lazer às comunidades periféricas e torna passíveis de violência os corpos femininos. Leia mais.
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Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim: práticas de enfrentamento à violência armada em territorialidades escolares de periferias de Fortaleza
Este artigo busca cartografar as práticas de enfrentamento à violência armada desenvolvidas pelo Fórum de Escolas pela Paz do Grande Bom Jardim. As experiências narradas são oriundas da criação e composição de um movimento social de escolas públicas e parceiros em umas das periferias de Fortaleza, Brasil, que há cinco anos desenvolve intervenções e pactos de ações na garantia de valorização da vida e da cultura de paz entre espaços de guerra às drogas, como o direito de ir e vir nos territórios periféricos e a permanência da vida escolar nos cotidianos desses estudantes. Os autores são integrantes do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC); do Fórum de Escolas Pela Paz do Grande Bom Jardim (FEPGBJ); do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFC) e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil. Leia mais.
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Da cidade fragmentada à cidade como espaço de brincar: a invenção de uma metodologia lúdica de pesquisa
Este artigo narra um processo de pesquisa vivido em parceria com crianças e adolescentes da Favela da Mangueira, Rio de Janeiro – Brasil, no qual se investigou as possibilidades de reinvenção de um espaço urbano fragmentado, marcado pela distinção corpórea e territorial de direitos. Com o intuito de provocar um estranhamento em relação às lógicas segregadoras da configuração urbana, foram elaborados exercícios de experimentação clínico-artística que permitissem desnaturalizar a percepção acerca desses modos habituais de habitação e circulação no espaço da cidade. Assinam o artigo Alice Vignoli Reis, Mestre em psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGP – UFRJ) - Brasil e Mônica Botelho Alvim, Doutora em psicologia, docente e pesquisadora na mesma instituição. Leia mais.
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Belo Horizonte, uma cidade educadora(?): uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância
Este artigo buscou refletir sobre a presença do Município de Belo Horizonte na Associação Internacional das Cidades Educadoras. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão e uma análise documental com o intuito de identificar e analisar ações do Poder Público e da sociedade civil na promoção da inserção da criança nos espaços públicos da cidade. Assinam o artigo os pesquisadores
Luciano Silveira Coelho, Mestre em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil, Túlio Campos, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil, Sheylazarth Presciliana Ribeiro, Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil e Éder Fernando Souza Cruz, licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Brasil. Leia mais. -
Mobilidade e autonomia na vivência de crianças urbanas: uma etnografia do parque público infantil
Neste artigo as pesquisadoras Milene Morais Ferreira, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades - UFRPE/FUNDAJ – Brasil, e Patrícia Maria Uchôa Simões, docente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da mesma instituição, apresentam um estudo que teve como foco as crianças em um parque público e fundamenta-se na perspectiva dos estudos sociais das infâncias, para pensar a criança como construtora de possibilidades de ver e viver na cidade e produzir sentidos para aquilo que foi instituído a partir de suas percepções e vivências. Foram realizadas sessões de observação não participante em um parque público da cidade de Recife, tendo como foco as formas de apropriação das crianças, considerando o uso dos equipamentos disponibilizados e as interações com seus pares e seus acompanhantes adultos. Leia mais.
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Infancias y autonomías: condicionantes de la movilidad independiente en el Área Metropolitana de Buenos Aires
El propósito de este trabajo es caracterizar la movilidad independiente de niños y adolescentes en el Área Metropolitana de Buenos Aires, Argentina. A partir de la Encuesta de Movilidad Domiciliaria realizada en este aglomerado urbano entre 2009 y 2010, se describen para niños y adolescentes la frecuencia con que se desplazaron en forma independiente y las principales razones y modos en que lo hicieron. Son autores de este artículo la investigadora Carla Arévalo, Doctora en Demografía por la Universidad Nacional de Córdoba y el investigador Pablo De Grande, Doctor en Ciencias Sociales y Humanidades por la Universidad de Quilmes. Lea más.
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Atravessar fronteiras e transpor barreiras: desafios e deslocamentos de crianças e adolescentes venezuelanos em Roraima – Brasil
A realidade complexa e multifacetada das migrações internacionais revela enormes desafios que impactam diretamente a vida das crianças e dos adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, e exigem, dos poderes constituídos e da sociedade civil, respostas urgentes frente às inúmeras violações de direitos humanos pelas quais passam essas populações. Neste artigo, Janaine Voltolini de Oliveira, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brasil, discute as circunstâncias dos deslocamentos forçados e o atendimento, especialmente nas políticas de saúde, educação e assistência social (acolhimento) às crianças e adolescentes venezuelanas que residem no Brasil, especificamente no estado de Roraima. Leia mais.
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Movilidades infantiles en pandemia: develando espacialidades invisibles de la niñez en Latinoamérica
Una diversidad de formas y escalas interdependientes de movilidad constituyen lo que se entiende por vida social. La actual pandemia ha revelado espacialidades y movilidades esenciales en la vida cotidiana de la niñez, usualmente invisibilizadas, así como diferentes formas en que estas movilidades están interconectadas. En este artículo las autoras Susana Cortés-Morales, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, y Jenny Patricia Acevedo-Rincón, respectivamente Doctoras en Educación, reflexionan sobre cómo las medidas adoptadas frente a la pandemia en Brasil, Chile y Colombia están reconfigurando las movilidades y espacialidades de la niñez en estos contextos caracterizados por agudas desigualdades socioeconómicas, revelando además aspectos del cotidiano de la niñez y sus movilidades ignoradas o poco presentes en estudios de infancia y movilidades, en general. Lea más.
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“Sinto que renasci”: a inserção de adolescentes em um Programa de Proteção
Este artigo apresenta a análise dos sentidos subjetivos atribuídos ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) por adolescentes protegidos no estado da Bahia, Brasil. Esta política foi instituída em função do aumento do número de homicídios na faixa etária de 15 a 19 anos e a necessidade de proteção para aqueles que sofrem iminente ameaça de morte. Os resultados demonstraram a importância do programa no direito à vida e as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes para permanecerem em um programa cuja inserção envolve mudanças, regras e restrições. Assinam o artigo Bianca Orrico Serrão, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, Portugal, Juliana Prates Santana, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal e Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro, Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Leia mais.
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UNICEF, (des)colonidades e infâncias: vidas negras importam
Este artigo busca problematizar práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, de (des)colonização e, paradoxalmente, de silenciamento e controle dos corpos de crianças e pela atualização dos mecanismos de colonialidades das vidas negras, a partir de uma conversação entre Mbembe, Foucault, Sontag, Carneiro, Gonzalez e Butler. O texto é resultado de pesquisas com documentos do UNICEF. Trabalha-se com documentos sobre a situação da infância brasileira, produzidos em português pela referida agência internacional, no país. Assinam o artigo, Flávia Cristina Silveira Lemos, Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista, Assis, Brasil; Dolores Cristina Gomes Galindo, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; Anderson Reis de Oliveira, aluno de graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Brasil e Mateus Moraes de Oliveira, aluno de graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. Leia mais.
Informações bibliográficas
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Racismo na Infância
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de março a julho de 2021, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.