Algo de novo: pesquisa e formação na área da infância, adolescência e juventude

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i41.65398
  • Flávia Ferreira Pires
    Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Resumo

A partir da experiência como docente e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, este ensaio tem como objetivo discorrer sobre: 1) os desafios da constituição multi e interdisciplinar na área dos estudos da infância, especialmente pensando a Antropologia; e 2) como produzir teoria crítica que sirva às nossas infâncias e paute o bem-estar das nossas crianças. Propõe analisar as mudanças recentes no cenário universitário a partir da Lei nº 12.711/2012, das políticas de cotas de acesso à universidade, vistas como possibilidade de promover soluções criativas para o cenário de destroços e desesperanças da sociedade brasileira atual.

  • estudos da infância
  • Lei nº 12.711/2012
  • antropologia da criança
  • infância
  • interdisciplinaridade

Resumen

Paraíba, este ensayo pretende discutir 1) los desafíos de la constitución multi e interdisciplinaria en el área de estudios de la infancia, especialmente con la Antropología en mente; y 2) cómo producir teoría crítica que sirva a nuestras infancias y promueva bienestar para nuestros niños. Se propone analizar los recientes cambios en el escenario universitario a partir de la Ley nº 12.711/2012, de las políticas de cuotas para ingreso a la universidad, vista como una posibilidad de fomentar soluciones creativas para el escenario de ruina y desesperanza existente en la sociedad brasileña actual.

  • estudios sobre la infancia
  • Ley nº 12.711/2012
  • antropología de la niñez
  • infancia
  • interdisciplinariedad

Abstract

Based on my experience as a lecturer and researcher at the Federal University of Paraíba, this essay aims to discuss 1) the challenges of multi- and interdisciplinary constitution in the field of childhood studies, especially with Anthropology in mind; and 2) how to produce critical theory that serves our childhoods and promotes well-being for our children. It proposes to analyze the recent changes in the university scenario, starting with Law no. 12.711/2012, and the quota policies for university admission, which are seen as a possibility of fostering creative solutions to the scenario of wreckage and hopelessness in Brazilian society today.

  • childhood studies
  • Law no. 12.711/2012
  • anthropology of the child
  • childhood
  • interdisciplinarity

Data de recebimento: 31/08/2024

Data de aprovação: 16/01/2025

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  • Flávia Ferreira Pires

    Pós-Doutorado em Sociologia pela Sheffield University, Reino Unido. Doutorado e Mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil, atuando na graduação em Ciências Sociais, na Pós- Graduação em Antropologia e Sociologia.