Resumo
A partir da experiência como docente e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, este ensaio tem como objetivo discorrer sobre: 1) os desafios da constituição multi e interdisciplinar na área dos estudos da infância, especialmente pensando a Antropologia; e 2) como produzir teoria crítica que sirva às nossas infâncias e paute o bem-estar das nossas crianças. Propõe analisar as mudanças recentes no cenário universitário a partir da Lei nº 12.711/2012, das políticas de cotas de acesso à universidade, vistas como possibilidade de promover soluções criativas para o cenário de destroços e desesperanças da sociedade brasileira atual.
Resumen
Paraíba, este ensayo pretende discutir 1) los desafíos de la constitución multi e interdisciplinaria en el área de estudios de la infancia, especialmente con la Antropología en mente; y 2) cómo producir teoría crítica que sirva a nuestras infancias y promueva bienestar para nuestros niños. Se propone analizar los recientes cambios en el escenario universitario a partir de la Ley nº 12.711/2012, de las políticas de cuotas para ingreso a la universidad, vista como una posibilidad de fomentar soluciones creativas para el escenario de ruina y desesperanza existente en la sociedad brasileña actual.
Abstract
Based on my experience as a lecturer and researcher at the Federal University of Paraíba, this essay aims to discuss 1) the challenges of multi- and interdisciplinary constitution in the field of childhood studies, especially with Anthropology in mind; and 2) how to produce critical theory that serves our childhoods and promotes well-being for our children. It proposes to analyze the recent changes in the university scenario, starting with Law no. 12.711/2012, and the quota policies for university admission, which are seen as a possibility of fostering creative solutions to the scenario of wreckage and hopelessness in Brazilian society today.
Data de recebimento: 31/08/2024
Data de aprovação: 16/01/2025
do artigo completo