Temas em Destaque
-
A curiosidade na adoção: terreno pantanoso ou saúde psíquica?
Neste artigo, a psicanalista Gina Khafif Levinzon, doutora em Psicologia Clínica e docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Universidade Paulista, Brasil, analisa o universo da adoção a partir do tema curiosidade. A autora apresenta tensões deste universo como, por exemplo, as expectativas dos pais adotivos ante a nova situação familiar de um lado, e do outro, os sentimentos da criança adotada ante a ruptura no contato com seus pais biológicos. Entre esses estados afetivos, a curiosidade é significada como indicador de saúde psíquica, representando para a criança, ao buscar sua história anterior, um sentimento de identidade baseado na realidade e liberdade para conhecer o mundo; para os pais adotivos, a curiosidade da criança os faz enfrentar seus medos e angústias diante da não consanguinidade com o (a) filho (a) e subsequentes desdobramentos reais e imaginários dessa condição. Leia mais.
-
Crianças, jovens e suas famílias nas esquadrias da epidemia do HIV/AIDS
A realidade de crianças e jovens vivendo com HIV/AIDS é relativamente recente. Diferentemente da década de 80, quando foi identificado o primeiro caso de AIDS em crianças no Brasil cujo quadro significava uma ameaça de morte, as décadas seguintes configuraram-se como um período de avanço em termos de tratamento trazendo maiores perspectivas de vida para as pessoas infectadas pelo HIV, em especial crianças e jovens. Apesar dessas mudanças, o preconceito em relação aos portadores de HIV/AIDS ainda existe, e crianças e jovens sofrem os seus efeitos enquanto seguem com suas vidas. Neste artigo, a psicóloga Elizabete Franco Cruz, professora do Curso de Obstetrícia e do Mestrado em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo, aprofunda a compreensão sobre crianças e jovens vivendo com HIV/AIDS. A partir da análise de uma pesquisa realizada sobre institucionalização e desinstitucionalização de crianças e jovens com AIDS, a autora destaca o impacto negativo que o estigma e a discriminação em relação a AIDS trazem para as suas vidas e a necessidade de enfrentamento desta dimensão. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
“Generaciones: movimientos juveniles, políticas de la identidad y disputas por la visibilidad en el Chile neoliberal”, de Oscar Aguilera Ruiz.
-
“A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola”, de Marcelo Baumann Burgos (coord.).
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Março a Junho de 2015, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.