A contribuição do trabalho das crianças para a economia de Catingueira – PB

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.10380
  • Antonio Luiz da Silva
    Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência da Paraíba; Instituto dos Cegos da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Flávia Ferreira Pires
    Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Herculano Ricardo Campos
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa etnográfica realizada em Catingueira – PB, tem como objetivo destacar a contribuição das crianças para a economia local. Essas crianças movimentam renda, real ou simbólica, sobretudo quando realizam “pequenos trabalhos”, os quais na cidade estudada recebem o nome de “ajuda”. Considerando a carga histórica, jurídica e social, optou-se por nomear as muitas atividades infantis como trabalho das crianças, mas não como trabalho infantil. Observou-se que frequentando a escola, cumprindo as condicionalidades impostas pelo Programa Bolsa Família (PBF), as crianças tanto contribuem com a economia doméstica quanto “animam” o comércio local. Por fim, este estudo indicou relevância infantil para a economia nas situações em que crianças são objetos da ocupação adulta municipal. Palavras-chave: trabalho, economia, criança, infância, Sertão.

  • trabalho
  • economia
  • criança
  • infância
  • Sertão

Resumen

Este artículo, resultado de una investigación etnográfica realizada en Catingueira – PB, Brasil, destacará la contribución de los niños a la economía local. Argumentará que los niños muevan renta, real o simbólica, sobre todo cuando realizan “pequenos” trabajos, los cuales en la ciudad estudiada reciben el nombre de “ayuda”. Considerando la carga histórica, jurídica y social, nombrará las muchas actividades infantiles como “trabajo de niño”, pero no como “trabajo infantil”. Se mostrará que a la escuela, cumpliendo las condicionalidades impuestas por el Programa Bolsa Família (PBF), los niños tanto contribuyen con la economía doméstica como “animan” el comercio local. Por último, indicará la relevancia económica infantil en las situaciones en que los niños son objetos de la ocupación adulta municipal.

  • trabajo
  • economía
  • niño
  • niñez
  • Semiárido

Abstract

This article, the result of an ethnographic research carried out in Catingueira – PB, Brasil, will discuss the contribution of children to the local economy. It will argue that children bring money to the city, real or symbolic, especially when they develop “small” jobs, which in the studied city are called simple “help”. Considering historical, legal and social judgment, the article will name the many activities of children as work only and not as child labor. It will show that by participating in school, following the conditions imposed by the Programa Bolsa Família (PBF), children contribute to the domestic economy and “animate” local commerce. Finally, it will indicate children’s relevance to the economy in situations where children are objects of local adult occupation.

  • work
  • economy
  • child
  • childhood
  • Semiarid

Data de recebimento: 04/06/2021

Data de aprovação: 11/10/2022

Baixar PDF
do artigo completo
  • Antonio Luiz da Silva

    Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Brasil. Membro do grupo de pesquisa Criança, Sociedade e Cultura (CRIAS)/UFPB.

  • Flávia Ferreira Pires

    Pós-Doutorado em Sociologia pela Sheffield University, Reino Unido. Doutorado e Mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil, atuando na graduação em Ciências Sociais, na Pós- Graduação em Antropologia e Sociologia.

  • Herculano Ricardo Campos

    Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Professor Titular da UFRN, atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN.