Como as crianças avaliam as suas vidas? Um estudo sobre o bem-estar subjetivo

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.44473
  • Paulo Delgado
    Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal
  • João M. S. Carvalho
    Universidade Portucalense, Departamento de Economia e Gestão, Porto, Portugal.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o que pensam as crianças sobre diversos aspectos da sua vida e como avaliam o seu bem-estar subjetivo, fazendo comparações internacionais, sempre que possível, com os dados disponíveis da terceira fase do projeto ISCWeB – Children’s Worlds, desenvolvido pela International Society of Child Indicators. Neste artigo, revelamos a opinião dessas crianças sobre a sua escola, o dinheiro e as coisas que possuem, os seus direitos e a vida no seu país. Os resultados indicam que elas têm uma percepção muito positiva sobre a sua vida, nas várias dimensões estudadas. No entanto, não obstante a relação de confiança com os professores, a escola parece não ser um ambiente seguro para todas as crianças; a situação econômica familiar constitui uma preocupação para muitas; e é significativo o desconhecimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

• crianças
  • bem-estar subjetivo
  • escola
  • participação

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar qué piensan los niños sobre diferentes aspectos de sus vidas y cómo evalúan su bienestar subjetivo, haciendo comparaciones internacionales siempre que sea posible con los datos disponibles de la tercera ola del proyecto ISCWeB - Children’s Worlds, desarrollado por International Society Of Child Indicators. En este artículo revelamos la opinión de estos niños sobre su escuela, el dinero y las cosas que tienen, los derechos de los niños y la vida en su país. Los resultados indican que los niños en estas edades tienen una percepción muy positiva de su vida, en las diversas dimensiones estudiadas. Sin embargo, a pesar de la relación de confianza con los docentes, la escuela no parece ser un ambiente seguro para todos los niños; la situación económica familiar es una preocupación para muchos; y el desconocimiento de la Convención de las Naciones Unidas sobre los Derechos del Niño es significativo.

• niños
  • bienestar subjetivo
  • escuela
  • participación

Abstract

This study aims to analyze what children think about different aspects of their lives, and how they assess their subjective well-being, making international comparisons whenever possible with the data available from the third wave of the ISCWeB – Children’s Worlds project, developed by International Society of Child Indicators. In this article we reveal the opinion of these children about their school, money and things they have, children’s rights and life in their country. The results indicate that children at these ages have a very positive perception of their life, in the various dimensions studied. However, despite the relationship of trust with the teachers, the school does not seem to be a safe environment for all children; the family economic situation is a concern for many; and the lack of knowledge of the United Nations Convention on the Rights of the Child is significant.

• children
  • subjective well-being
  • school
  • participation

Data de recebimento: 17/06/2021

Data de aprovação: 29/07/2022

Baixar PDF
do artigo completo
  • Paulo Delgado

Licenciado em Direito, Mestre em Administração da Educação e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Investigador no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação e Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Porto (Portugal).

• João M. S. Carvalho

Professor Associado da Universidade Portucalense (Porto, Portugal). Investigador do REMIT.UPT, do CICS.NOVA.UMinho, e do InED.ESE.IPP. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia e Doutorado em Ciências Empresariais.