O lugar da maternidade na percepção de jovens pobres e periféricas e a construção do projeto de vida

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v1i39.61361
  • Ladyany Soares Silva
    Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Livia Cerf Quintero
    Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Heitor Martins Pasquim
    Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Baixada Santista, São Paulo, Brasil.
  • Carla Andrea Trapé
    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Saúde Coletiva, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Érica Dumont Pena
    Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Sheila Aparecida Ferreira Lachtim
    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Saúde Coletiva, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Resumo

O objeto deste estudo é a maternidade em jovens pobres da periferia de Belo Horizonte - MG. Foi realizado um estudo observacional transversal, com abordagem qualitativa. O objetivo foi compreender a maternidade a partir da percepção das jovens. A população do estudo foi composta por nove participantes entre 16 e 18 anos. Foram realizadas entrevistas e as análises foram feitas com auxílio do software NVivo, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Emergiram três categorias como resultado deste processo: conhecimento sobre a gravidação e uso de contraceptivos, redes de apoio na gestação e no cuidado do bebê em famílias pobres e periféricas e as jovens mães e a construção do projeto de vida. Concluiu-se que a percepção da maternidade das jovens envolve o enfrentamento de diversos novos desafios e processos que conferem alguma proteção social. É evidente a necessidade de políticas públicas contextualizadas para ajudá-las a construir seus projetos de vida.

  • valores sociais
  • juventude
  • maternidade
  • saúde coletiva
  • gravidez na juventude

Resumen

El objeto de este estudio es la maternidad en jóvenes pobres de la periferia de Belo Horizonte, MG. Se realizó un estudio observacional transversal con enfoque cualitativo. El objetivo fue comprender la maternidad desde la percepción de las jóvenes. La población del estudio estuvo compuesta por nueve participantes entre 16 y 18 años. Se llevaron a cabo entrevistas y los análisis se realizaron con la ayuda del software NVivo, utilizando la técnica de análisis de contenido. Surgieron tres categorías como resultado de este proceso: conocimiento sobre el embarazo y el uso de anticonceptivos, redes de apoyo durante el embarazo y el cuidado del bebé en familias pobres y periféricas, y las jóvenes madres y la construcción del proyecto de vida. Se concluye que la percepción de la maternidad por parte de las jóvenes implica enfrentar diversos desafíos nuevos y procesos que brindan cierta protección social. Es evidente la necesidad de políticas públicas contextualizadas para ayudarlas a construir sus proyectos de vida.

  • valores sociales
  • juventud, maternidad
  • salud colectiva
  • embarazo en la juventud

Abstract

The object of this study is motherhood in young poor women from the outskirts of Belo Horizonte, MG. A cross-sectional observational study with a qualitative approach was conducted to understand motherhood from the young women's perspectives. The study population consisted of nine participants aged between 16 and 18 years. Interviews were conducted and the data were analyzed using NVivo software and content analysis technique. Three categories emerged from this process: Knowledge about pregnancy and contraceptive use, support networks during pregnancy and baby care in poor and peripheral families, and young mothers and the construction of life projects. It is concluded that the young women's perception of motherhood involves facing various new challenges and processes that provide some social protection. There is a clear need for context-specific public policies to assist them in building their life projects.

  • social values
  • youth, motherhood
  • collective health
  • pregnancy in youth.

Data de recebimento: 09/10/2023

Data de aprovação: 27/05/2024

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  • Ladyany Soares Silva

    Enfermeira pela Faculdade Pitágoras, Brasil. Especialista em Enfermagem Obstétrica, modalidade residência pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.

  • Livia Cerf Quintero

    Graduanda no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil, onde foi aluna de iniciação científica e bolsista FAPESP.

  • Heitor Martins Pasquim

    Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Saúde e Sociedade da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Atua principalmente nos temas de práticas corporais, saúde coletiva, saúde mental e drogas.

  • Carla Andrea Trapé

    Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, educação em saúde, epidemiologia crítica, atenção primária, sofrimento psíquico.

  • Érica Dumont Pena

    Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa Direitos Indígenas, Educação Intercultural e Antropoceno. Tem experiência nos temas: antropologia do cuidado, aprendizagem de cuidado, saúde indígena, saúde de mulheres e crianças, interseccionalidades de raça-etnia, gênero, classe e geração.

  • Sheila Aparecida Ferreira Lachtim

    Enfermeira, mestra e doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Licenciada pela Faculdade de Educação da USP. Experiência como enfermeira do programa saúde da família. Atualmente professora doutora no Departamento de Saúde Coletiva da EEUSP.