Levantamento Bibliográfico

Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Setembro à Dezembro de 2019 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.

1
A escola no espelho: as representações do aluno (ISBN 978-85-228-1343-8)
Autoras: Walcéa Barreto Alves e Mary Rangel
Editora: EdUFF, Niterói, 174 páginas.

2
Cinema, infância e religiosidade na Espanha franquista (ISBN 978-85-228-1337-7)
Autor: Antônio Moreno
Editora: EdUFFF, Niterói, 136 páginas.

3
Crecer en situación transcultural. Una oportunidad para las infâncias (ISBN 978-84-18095-01-6)
Autores: Marie Rose Moro y Bernard Golse
Editora: Miño y Dávila – Coedición con la Sociedad Argentina de Primera Infancia (SAPI), Bueno Aires, 120 páginas.

4
Crianças e adolescentes em redes: tecnologias digitais e culturas lúdicas (ISBN 978-85-232-1936-9)
Organizadoras: Ilka Dias Bichara, Fabrício de Souza e Bianca Becker.
Editora: EDUFBA, Salvador, 229 páginas.

5
Crianças em Itinerância: Histórias, Culturas e Direitos – Volume 4 (ISBN 978-85-473-3031-6)
Verônica Regina Müller
Editora: Appris, Curitiba, 221 páginas.

6
(Des)encontros na educação de jovens e adultos: identidades, políticas e práticas (ISBN 978-85-444-3923-4)
Organizadora: Sandra Regina Sales
Editora: CRV, Curitiba, 210 páginas.

7
La dimensión desconocida de la infância. El juego en el diagnóstico (ISBN 978-987-538-655-6)
Autor: Esteban Levin
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 224 páginas.

8
La escuela, plataforma de la pátria (ISBN 978-987-3805-44-8)
Autora: Adriana Puiggrós
Editora: CLACSO, Buenos Aires, 137 páginas.

9
Educação de jovens e adultos: políticas, direitos, formação e emancipação social (ISBN 978-85-232-1890-4)
Organizadoras: Tânia Regina Dantas, Maria de Lourdes da Trindade Dionísio e Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
Editora: EDUFBA, Salvador, 289 páginas.

10
Educação e modo de vida das populações indígenas amazônicas (ISBN 978-85-444-3731-5)
Organizadoras: Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Francisca Maria Galvão Picanço, Ruan da Cunha de Carvalho e Sandra Regina dos Santos Silva.
Editora: CRV, Curitiba, 150 páginas.

11
Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura (ISBN 978-85-232-1900-0)
Organizadora: Obdália Ferraz
Editora: EDUFBA, Salvador, 250 páginas.

12
EJA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: reflexões (im)pertinentes (ISBN 978-85-237-1298-3)
Organizadoras: Renata Monteiro Garcia e Marluce Pereira Silva
Editora: EDUFPb, João Pessoa, 480 páginas.

13
Escuchar las infâncias. Alojar singularidades y restituir derechos en tiempos de arrasamientos subjetivos (ISBN 978-987-538-675-4)
Organizador: Miguel Ángel Tollo
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 176 páginas.

14
Escuelas en contexto rural. Los vínculos pedagógicos en la nueva ruralidade (ISBN 978-987-538-647-1)
Organizadora: Carina Rattero
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 146 páginas.

15
Escuela secundaria, convivencia y participación (ISBN 9789502329161)
Organizadoras: Denise Fridman, Lucía Litichever e Pedro Núñez
Editora: EUDEBA, Buenos Aires, 264 páginas.

16
Escritos sobre educação [e-book] (ISBN 978-85-7061-971-6)
Organizadores: Alexandre Cortez, João Paulo Borges da Silveira Fernandes, Mariana Parise Brandalise Dalsotto. – Caxias do Sul, RS:
Editora: Educs, Caxias do Sul, 151 páginas.

17
Formação em educação infantil: aprendendo com as crianças sobre a docência na(s) infância(s) (ISBN 978-85-444-3707-0)
Organizadoras: Adriana Salete Loss, Flávia Burdzinski de Souza e Gardia Vargas.
Editora: CRV, Curitiba, 210 páginas.

18
Há Corrupção da Educação? Relatos Daqueles que Vivem essa Realidade no Chão da Escola Pública Brasileira (ISBN 9788547336288)
Autora: Roberta Bochhi
Editora: APPRIS, Curitiba, 117 páginas.

19
Infancias y adolescencias patologizadas. La clínica psicoanalítica frente al arrasamiento de la subjetividade (ISBN 978-987-538-592-4)
Autora: Beatriz Janin
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 244 páginas.

20
Judicialización de las relaciones escolares. Conversaciones con Philippe Meirieu (ISBN 978-987-538-676-1)
Organizadores: Gabriel Brener, Gustavo Galli e Marcela Martínez
Editora: Noveduc, Buenos Aires, 144 páginas.

21
JUVENTUDES: pesquisas e campos de atuação (ISBN 978-85-444-3871-8)
Organizadores: Albenise de Oliveira Lima, Thaís Afonso Andrade e Ubiracelma Carneiro da Cunha.
Editora: CRV, Curitiba, 270 páginas.

22
Leyendo al estado desde el aula: Maestros, Pedagogía e Ciudadania (ISBN 978-9972-51-761-7)
Mariana Eguren, Carolina de Belaunde e Natalia González.
Editora: IEP, Lima, 172 páginas.

23
Los doctorados en educación. Tendencias y retos para la formación de investigadores
(ISBN 9786123175313)
Autores: Luis Sime Poma e Carmen Diaz Bazo
Editora: PUCP – Fondo Editorial, Lima, 320 páginas.

24
Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem (ISBN 9788584291748)
Organizadores: Luciano Meira e Paulo Blikstein
Editora: Grupo A, Porto Alegre, 200 páginas.

25
Niñas y niños en la migración de estados unidos a méxico: la generación 0.5 (ISBN 978-607-628-477-3)
Autores: Víctor Zúñiga e Silvia E. Giorguli Saucedo
Editora: El Colégio del Mexico, Cidade do México, 364 páginas.

26
O que você vai ser antes de crescer? – Youtubers, infância e celebridade (ISBN 978-85-232-1852-2)
Autora: Renata Tomaz
Editora: EDUFBA, Salvador, 279 páginas.

27
Políticas de juventudes y participación política (978-987-722-446-7)
Organizadores: Diego Beretta, Fernando Laredo, Pedro Núñez e Pablo A. Vommaro.
Editora: CLACSO, Buenos Aires, 297 páginas.

28
Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação (ISBN 978-85-228-1323-0)
Autor: Bóris Maia
Editora: EdUFF, Niterói, 216 páginas.