Temas em Destaque
-
“Redimir a política”: experiências de militância de jovens evangélicos da Argentina.
A questão da participação política no âmbito da juventude evangélica argentina é foco da atenção de Mariela Mosqueira, Socióloga e Doutora em Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA), co-Fundadora da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Juventudes e Religiões. Neste artigo, a autora descreve como o discurso evangélico dirigido aos jovens toma para si a tarefa de exaltação de suas potencialidades como “agentes de mudança social”, exortando-os a um modelo de juventude “radical” em oposição a qualquer formato de rebeldia associada aos setores juvenis não-crentes. A tematização da “santidade sexual” ganha destaque analítico no artigo que analisa o espaço político-religioso “Valores para meu país” (VPMP) na Argentina. As tensões advindas do confronto entre as lideranças do VPMP - articulado a partir de uma liderança política feminina e religiosa - e seus militantes juvenis são discutidas pela autora: os jovens parecem recusar a capitalização de sua militância política quando não há linguagem política e regras políticas claras. Leia mais.
-
O que será o amanhã? Expectativas de jovens sobre futuro, política e trabalho
Neste artigo, as pesquisadoras Carolina Salomão Corrêa e Solange Jobim e Souza, do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade – GIPS, Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Brasil, trazem um relato sobre os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era estabelecer um perfil de gostos, conflitos e causas de jovens entre 15 e 25 anos. Convergindo dados de pesquisas já realizadas com abordagens metodológicas diversas, como questionários, ‘google docs’ e rodas de conversas, as autoras assinalam como os jovens equilibram descrença no futuro com confiança em dias melhores para si, apesar da divergência no modo de alcançá-las. Apesar dos sentimentos de angústia e solidão ante a ausência de horizonte, os jovens acreditam que por meio do esforço individual dias melhores virão, ao passo que desacreditam em um futuro melhor em relação às esferas coletivas. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
“El trabajo adolescente y la migración de Bolivia a Argentina: entre la adultez y la explotación”, de María Inés Pacecca.
-
“A história da criança por seu Conselho de Direitos”, de Siro Darlan Oliveira & Luis Fernando de França Romão.
-
"Diretor escolar: educador ou gerente?", de Vitor Henrique Paro.
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Junho à Setembro de 2015, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.