Temas em Destaque
-
“Você sabe o que seu filho está fazendo neste momento?” Políticas da última ditadura argentina em torno da infância e da juventude
A frase, “Você sabe o que está fazendo seu filho neste momento?”, reporta à pergunta reproduzida pela mídia durante a última ditadura argentina (1976-1983) e que ainda hoje ecoa na memória social do país sobre aqueles anos. Em seu núcleo subjaziam duas vertentes: por um lado subentendia o controle dos corpos das crianças e jovens, e por outro, buscava responsabilizar os pais pelo cuidado e controle da infância e juventude face aos “perigos” da “subversão” na sociedade argentina. Não tão distante daqueles tempos, e apesar do predomínio de práticas políticas democráticas nas instituições estatais, se apresentam no cenário legislativo atual tendências de controle vigentes do passado, seja pelas Forças Armadas, seja pela Igreja Católica. Assina este artigo María Florencia Osuna, Doutora (Universidad de Buenos Aires), Mestre (Instituto de Altos Estudios Sociales - Universidad Nacional de San Martín) e Professora Universitária (Universidad Nacional de General Sarmiento) – Argentina, em História. Leia mais.
-
Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes
Neste artigo as autoras – sete integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e da Equipe Editorial do periódico DESidades – Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância – , apresentam ao leitor a atualização de pesquisa realizada anteriormente, em 2015, quando se analisaram os levantamentos bibliográficos realizados pelo periódico DESidades no período de 2013 a 2015, e se apontou para a pouca atratividade do mercado editorial em relação à publicação de obras científicas sobre a infância e/ou juventude. O estudo atual, através da análise dos levantamentos bibliográficos do periódico de 2015 a 2018, apresenta uma atualização acerca das tendências observadas nas publicações em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Os resultados revelaram um número expressivo de obras lançadas no continente latino-americano e assinalam a área disciplinar da Educação como a que mais concentra as publicações nesses campos. Assinam o artigo, Juliana Siqueira de Lara, Luísa Prudêncio, Paula Pimentel Tumolo, Renata Tavares da Silva Guimarães, Sabrina Dal Ongaro Savegnago, Sofia Hengen e Lucia Rabello de Castro. Leia mais.
Informações bibliográficas
-
Masculinidades al andar: experiências de socialización en la niñez urbana de Neuquén, de Jesús Jaramillo.
-
Juventudes Rurais no Brasil: um estado da arte (2006-2016), de Ana Flávia de Sales Costa e Maria Ignez Costa Moreira.
-
Entre selfies y whatsapps - Oportunidades y riesgos para la infancia y la adolescencia conectada, de Estefanía Jiménez, Maialen Garmendia e Miguel Ángel Casado.
-
Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de Junho à Setembro de 2019 cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.