Temas em Destaque
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"Mostre-me a sua vida": a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens
Neste artigo, Nele Hansen, Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha, e pesquisadora de pós-doutorado do grupo de pesquisa JOVIS.COM (Universitat Pompeu Fabra, Departamento de Comunicación - Barcelona, Espanha), expõe duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Ambas fazem parte de um conjunto de dez técnicas de investigação que a pesquisadora aplicou em sua pesquisa doutoral sobre identidade e identificações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas em aproximação metodológica à investigação, detalha os procedimentos e sua experiência na utilização das mesmas. Compartilha suas reflexões metodológicas sobre as técnicas empregadas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral. Leia mais.
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O audiovisual como ferramenta de empoderamento na pesquisa com jovens . Estudos de caso: projetos HEBE e ActiFem
Neste artigo, os pesquisadores Manel Jiménez-Morales, Doutor em Comunicação Social, Universidad Pompeu Fabra – Barcelona, Espanha, Professor na mesma instituição, Mittzy Arciniega, Doutora em Comunicação pela Universidad Pompeu Fabra – Barcelona e Ariadna Santos, Mestre em Juventude e Sociedade - Universidad de Girona, Espanha, expõem dois projetos de pesquisa, Hebe e ActiFem, nos quais a metodologia participativa foi aplicada e, especificamente, o audiovisual como ferramenta de empoderamento no trabalho com jovens. A aplicação da pedagogia audiovisual significou, em ambos os casos, uma breve formação técnica com o objetivo de ajudar os e as participantes a descobrir diferentes formas expressivas e questionar de que forma é possível gerar narrativas audiovisuais mais próximas da nossa maneira única de ver o mundo. Leia mais.
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Pesquisa de tipo etnográfico com jovens: uma observação participante com pessoas adultas e jovens sobre o movimento estudantil
Neste artigo, Luís Antonio Groppo, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil e Mariana Ramos Pereira, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – MG, Brasil, relatam, a partir de pesquisa com coletivos estudantis de uma universidade do interior de Minas Gerais, sobre o uso da observação participante como instrumento de investigação. O artigo faz uma reflexão sobre esse instrumento, que caracterizou a pesquisa como de tipo etnográfico, destacando a capacidade de a observação participante criar uma relevante relação dialógica entre os sujeitos da pesquisa. Apresentam relatos da observação de eventos da UNE (União Nacional dos Estudantes), em 2016 e 2017. Leia mais.
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Juventude em espaços marginais: uma aproximação metodológica
Neste artigo, Annaliesse Hurtado Guzmán, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad Autónoma Metropolitana, Xochimilco (Ciudad de México, México) e Mestre em Psicologia Social de Grupos e Instituições pela mesma Universidade, reflete sobre alguns desdobramentos da experiência da pesquisa social. A partir de uma abordagem etnográfica, a autora procura problematizar o lugar do pesquisador/a no próprio processo de produção do conhecimento em contato com jovens que vivem em condições marginalizadas. São retomadas contribuições teóricas sobre o envolvimento do ponto de vista psicossocial, reflexividade no trabalho etnográfico, assim como contribuições da filosofia. Leia mais.
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Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
Neste artigo, Alexsandro dos Santos Machado, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil, Professor do Curso de Pedagogia – Educação à distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, Irene Reis dos Santos, mestranda pela Universidad de la Empresa (UDE), Uruguai, e Rafael Arenhaldt, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil, Professor da Faculdade de Educação na mesma instituição, apresentam resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de Grêmio Estudantil de escolas de Mogi das Cruzes (SP), Brasil. A pesquisa teve como objetivo analisar as narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Metodologicamente, realizaram entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Leia mais.
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O recurso da “metodologia de cartas” como forma de captura dos fluxos urbanos de jovens contemporâneos
Neste artigo, Victor Hugo Nedel Oliveira, Doutor em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil, Andreia Mendes Dos Santos, Doutora em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil, e Miriam Pires Corrêa De Lacerda Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil, buscaram apresentar uma técnica de coleta de dados do fluxo urbano de jovens contemporâneos a partir do que se denominou “metodologia de cartas”. A técnica propõe a análise do conteúdo das cartas escritas por jovens para um visitante hipotético em sua cidade, o qual teria vinte e quatro horas de convivência para apresentar seus locais de interesse e seus itinerários com o convidado. Para discutir a aplicação metodológica, realizou-se um estudo de caso com 24 jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como recorte espacial a cidade de Porto Alegre. Leia mais.
Informações bibliográficas
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Infância Crônica, organizado por Rita Ribes e Raiza Venas.
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Niñas y niños en la migración de Estados Unidos a México: la generación 0.5, por Silvia Elena Giorguli Saucedo e Víctor Zúñiga.
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Casamento Infantil – Infância roubada por graves violações dos direitos humanos das crianças, de Luiza Sartori Costa.
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Levantamento Bibliográfico
Nesta seção, apresentamos o levantamento bibliográfico dos livros publicados na área das ciências humanas e sociais dos países da América Latina sobre infância e juventude. O levantamento contemplou obras publicadas no período de abril a julho de 2020, cujas informações puderam ser obtidas nos sites de suas respectivas editoras.