Resumo
A entrevista traz à discussão aspectos importantes da atual reforma do ensino médio e como ela impacta a juventude brasileira. Indica-se uma mudança de perspectiva nos processos democráticos de construção de políticas educacionais que atinge, na verdade, todos os segmentos da educação. Aborda-se a questão acerca dos projetos de nação propostos e pensados por especialistas oriundos de grupos empresariais que tomaram lugar e espaço desde 2016 em detrimento de projetos construídos em articulação com a sociedade e suas instancias consultivas. Apresenta-se um breve histórico sobre a produção da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, seus desvios e meandros, bem como é abordado temas relevantes como gênero, racismo, movimentos sociais e os desafios da socioeducação.
Resumen
La entrevista trae a discusión aspectos importantes de la actual reforma de enseñanza secundaria y cómo impacta en la juventud brasileña. Se indica un cambio en la perspectiva en los procesos democráticos de construcción de políticas educativas que afecta, en verdad, a todos los segmentos de la educación. Se aborda la cuestión acerca de los proyectos de nación propuestos y pensador por especialistas oriundos de grupos empresariales que ganaron espacio desde 2016 en detrimento de proyectos construidos en articulación con la sociedad y sus iniciativas consultivas. Se presenta un breve historial sobre la producción de la Base Nacional Comum Curricular, la BNCC, sus desvíos y complejidades, así como son abordados temas relevantes como género, racismo, movimientos sociales y desafíos de la socioeducación.
Abstract
This interview brings forth the discussion of important aspects of the current reforms in secondary education curriculums and how this affects Brazilian youth. A change in perspective on the democratic processes of construction for educational policies is indicated, which, in truth, affects all levels of Education. The interview also approaches the question of national projects proposed and designed by specialists from corporate groups that have been gaining public space and attention since 2016 in detriment of national projects constructed in articulation with society and its advisory bodies. A brief history on the construction of the Base Nacional Comum Curricular (Common National Curriculum Base), the BNCC, is presented, as well as its variances and intricacies. Relevant themes such as gender, racism, social movements and the challenges of Correctional Education are also discussed.
Data de recebimento: 01/04/2022
Data de aprovação: 09/05/2022
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