Infâncias violadas e as vulnerabilidades na violência sexual infantil: uma revisão integrativa

DOI® https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.48011
  • Renata Cristina Alves da Rocha
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Medicina e Ciências da Vida, Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Caroline Filla Rosaneli
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Medicina e Ciências da Vida, Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Eliane Freire Rodrigues de Souza De Carli
    Universidade Estadual Centro-oeste do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil.
  • Mário Antonio Sanches
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Medicina e Ciências da Vida, Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar os fatores de vulnerabilidades em que as crianças são violadas em sua infância por conta das violências sexuais. Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando os seguintes descritores: violência sexual, criança, infantil, infância, vulnerabilidade, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os dados obtidos permitiram a categorização e análise das vulnerabilidades individuais e sociais abordadas nos 80 textos científicos analisados. A violência sexual infantil acarreta consequências negativas para o desenvolvimento neurológico, emocional, físico e social das vítimas, sendo responsabilidade de todos o enfrentamento efetivo a essa violação. Vê-se necessário o mapeamento das vulnerabilidades relacionadas à violência sexual infantil, a fim de promover o planejamento e a implementação de programas e políticas públicas eficazes de defesa, proteção e de promoção dos direitos da criança.

  • vulnerabilidade
  • infância
  • direitos humanos
  • violência sexual
  • abuso sexual

Resumen

Este estudio se realizó con el objetivo de identificar los factores de vulnerabilidad en los que los niños son violados en su niñez debido a la violencia sexual. Se trata de una revisión integradora, utilizando los siguientes descriptores: violencia sexual, niñez, infantil, infancia, vulnerabilidad, en portugués, inglés y español. Los datos obtenidos permitieron la categorización y análisis de las vulnerabilidades individuales y sociales abordadas en los 80 textos científicos analizados. La violencia sexual infantil tiene consecuencias negativas para el desarrollo neurológico, emocional, físico y social de las víctimas, y es responsabilidad de todos enfrentar eficazmente esta violación. Es necesario mapear las vulnerabilidades relacionadas con la violencia sexual infantil, a fin de promover la planificación e implementación de programas y políticas públicas efectivas para la defensa, protección y promoción de los derechos de la niñez.

  • vulnerabilidad
  • infancia
  • derechos humanos
  • violencia sexual
  • abuso sexual

Abstract

This study was conducted with the objective of identifying the vulnerability factors in which children are violated in their childhood due to sexual violence. This is an integrative review, using the following descriptors: sexual violence, child, childhood, vulnerability, in Portuguese, English and Spanish. The data obtained allowed the categorization and analysis of individual and social vulnerabilities addressed in the 80 scientific texts analyzed. Child sexual violence has negative consequences for the neurological, emotional, physical, and social development of victims, and everyone is responsible for effectively confront this violation. It is necessary to map the vulnerabilities related to child sexual violence, in order to promote the planning and implementation of effective public programs and policies for the defense, protection and promotion of children’s rights.

  • vulnerability
  • childhood
  • human rights
  • sexual violence
  • sexual abuse

Data de recebimento: 17/11/2021

Data de aprovação: 13/10/2022

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  • Renata Cristina Alves da Rocha

    Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especializanda em Neuropsicologia pela FAE. Bolsista CAPES.

  • Caroline Filla Rosaneli

    Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Mestre pela Unicamp, doutora pela PUCPR, com Pós-doutorado em Bioética. Docente colaboradora do PPGECN da Universidade Federal de Rondônia.

  • Eliane Freire Rodrigues de Souza De Carli

    Coordenadora do Núcleo Lux Mundi na Conferência dos Religiosos do Brasil e CNBB. Médica e Advogada. Mestre em Desenvolvimento Comunitário e Docente colaboradora da UNICENTRO – Guarapuava Paraná.

  • Mário Antonio Sanches

    Docente titular e coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Mestre em antropologia, doutor em teologia, com Pósdoutorado em Bioética.